O conjunto de hábitos de um práticas individuais ao longo do dia e, especialmente, que antecederam a hora de dormir pode afetar a sua chance de dormir bem . Esses hábitos são conhecidos como " higiene do sono ", e é o primeiro lugar a maioria dos médicos olhar para corrigir problemas de sono. Bons hábitos incluem acordar e ir dormir no mesmo horário todos os dias , evitando cafeína e álcool algumas horas antes de dormir e manter um ambiente calmo e tranquilo no quarto. Muitas vezes, simplesmente corrigir maus hábitos nessas áreas podem aliviar a insônia leve a moderada.
Luz Terapia
Nossos padrões de sono estão ligadas a um relógio interno que diz o nosso corpo quando estar acordado e quando vai dormir. Estes padrões naturais são conhecidos como os ritmos circadianos . A exposição à luz é um dos sinais ambientais que ajuda nossos corpos estabelecer quando acordar e quando para relaxar . Para algumas pessoas que sofrem de insônia , sessões de terapia que utilizam luzes brilhantes nas primeiras horas da manhã pode ajudar o corpo a ajustar-se ao ritmo adequado para a vigilância diurna e sonolência noturna. Os benefícios da terapia de luz também pode ser alcançado simplesmente ficando fora logo depois de acordar para ganhar exposição ao sol.
Medicação
Para problemas mais graves do sono , seu médico pode sugerir medicamentos. Existe um número crescente de medicamentos para ajudar o corpo a alcançar um bom sono através da manipulação dos processos neurológicos envolvidos. Quando usado corretamente, estes medicamentos podem fornecer um tremendo alívio para insones exaustos . No entanto, alguns deles são destinados ao uso a longo prazo , e todos têm efeitos colaterais potenciais. Por esta razão , os resultados melhores a longo prazo são alcançados quando a terapia medicamentosa é combinado com outros tratamentos como melhorar a higiene do sono
Terapia Cognitivo-Comportamental
Um dos menores . tratamentos conhecidos para distúrbios do sono é a terapia cognitivo-comportamental. Este tipo de terapia envolve a abordar algumas das causas subjacentes da falta de sono . Este tratamento não-droga é normalmente realizada em um conjunto de curto prazo de quatro a oito sessões , e pode envolver o aprendizado de técnicas de relaxamento , lidar com pensamentos estressantes que podem perturbar o sono e desenvolvimento de uma boa higiene do sono. Alguns especialistas em distúrbios do sono considerar este o primeiro passo para resolver a insônia.