casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Condições da pele
O que é Dermatite Atópica?
Dermatite atópica, Muitas vezes conhecido como eczema, é uma doença crônica típica da pele que é frequentemente combinada com outras doenças, como alergias alimentares, febre do feno e asma. Distingue-se pela pele vermelha e com coceira, escamosa e seca ou inchada e lacrimejante.
Sintomas de Dermatite Atópica Dependendo da idade do indivíduo, a localização e a aparência da erupção cutânea podem mudar com o tempo. Vermelhidão, rachaduras, lacrimejamento, crostas, espessamento da pele, coceira (que pode ser grave), erupções cutâneas, pele escamosa, pele seca, olheiras ao redor dos olhos, pele inchada, infecções da pele e pele em carne viva ou com aparência de couro são alguns sintomas comuns da dermatite atópica.
Causas da Dermatite Atópica *
Genética: História familiar de eczema ou alergias aumenta o risco de adquirir a doença.
*
Anormalidades do sistema imunológico: O sistema imunológico reage aos alérgenos de forma mais violenta em pessoas com eczema.
*
Gatilhos ambientais: Vários alérgenos, como pólen, ácaros, pêlos de animais, mofo e alimentos, causam erupções cutâneas. Irritantes como sabões, detergentes e calor podem piorar os surtos.
Tratamento para Dermatite Atópica *
Cuidados com a pele: Use sabonetes e produtos de limpeza suaves, evite produtos químicos agressivos e alérgenos, hidrate regularmente, evite superaquecimento e suor e vista-se com tecidos suaves.
*
Medicamentos: *
Cremes e pomadas de corticosteroides de venda livre .
*
Cremes e pomadas com prescrição médica (com receita médica). *
Anti-histamínicos para aliviar a coceira
*
Antibióticos ou
Antimicrobianos para tratar infecções de pele
*
Inibidores da calcineurina .
*
Medicamentos imunossupressores :para eczema grave
Medidas de estilo de vida para dermatite atópica *
Identificar e evitar gatilhos: Mantenha um diário para identificar seus gatilhos únicos, como certas refeições, estresse e alérgenos. Evite ou diminua a exposição a esses gatilhos.
*
Gerenciamento de estresse: O estresse pode piorar o eczema, portanto, métodos de relaxamento, incluindo meditação, ioga ou exercícios de respiração profunda, são cruciais.
*
Modificações na dieta: Seguir uma dieta equilibrada e rica em nutrientes, contendo vitaminas e minerais adequados, pode ajudar no seu bem-estar geral e aliviar os sintomas do eczema. Alguns pacientes acham que eliminar alimentos específicos de suas dietas, como laticínios, glúten ou ovos, pode ajudar.
Quando consultar um médico: Marque uma consulta com seu médico ou dermatologista se você:
*
O eczema é grave ou continua piorando. *
O eczema perturba o sono ou a vida diária. *
O eczema está infectado ou não responde aos medicamentos vendidos sem receita. Lembre-se de que o eczema é uma condição única para cada indivíduo. Consultar um profissional de saúde pode ajudá-lo a encontrar o plano de tratamento mais eficaz para controlar seus sintomas.**