casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Condições da pele
Pele o que causa
1. Genética A genética desempenha um papel significativo na determinação do tom da pele. Pessoas com tons de pele mais escuros tendem a ter mais melanina, um pigmento que dá cor à pele. A produção de melanina é controlada por genes, e as pessoas que herdam genes para maior produção de melanina terão pele mais escura.
2. Exposição solar A exposição solar é outro fator importante que afeta o tom da pele. Quando a pele é exposta à luz solar, ela produz melanina para se proteger da radiação ultravioleta (UV) do sol. Isso pode causar escurecimento da pele. Pessoas que passam muito tempo ao sol ou que vivem em climas ensolarados tendem a ter tons de pele mais escuros.
3. Hormônios Os hormônios também podem afetar o tom da pele. Por exemplo, mulheres grávidas ou que tomam pílulas anticoncepcionais podem apresentar escurecimento da pele ao redor dos mamilos, aréolas e órgãos genitais. Isto se deve ao aumento dos níveis de estrogênio e progesterona, que estimulam a produção de melanina.
4. Condições médicas Certas condições médicas também podem causar alterações no tom da pele. Por exemplo, a doença de Addison, que é um distúrbio das glândulas supra-renais, pode causar escurecimento da pele. Os distúrbios da glândula pituitária também podem causar alterações no tom da pele.
5. Medicamentos Alguns medicamentos podem causar alterações no tom da pele como efeito colateral. Por exemplo, os medicamentos antimaláricos podem causar o escurecimento da pele, enquanto os medicamentos quimioterápicos podem causar o clareamento da pele.
6. Bronzeamento artificial O bronzeamento artificial, como o uso de camas de bronzeamento ou de spray, também pode causar escurecimento da pele. No entanto, é importante ressaltar que o bronzeamento artificial também pode causar danos à pele e aumentar o risco de câncer de pele.