vitamina A, o termo genérico para um grupo de compostos retinóides relacionados, ocorre em grandes concentrações em óleos de fígado de peixe e fígado . Outras boas fontes de vitamina A são ovos , laticínios e vegetais verdes folhosos . Certas frutas, incluindo mangas, também são boas fontes de vitamina A.
funções nutricionais
vitamina A serve para várias funções nutricionais cruciais. É essencial para a visão , na verdade , as deficiências de vitamina A pode levar à cegueira noturna. A vitamina A é fundamental para o crescimento embrionário . Ele também suporta o sistema imunológico e é fundamental para a produção de glóbulos vermelhos . Um estudo de 1999 pelo professor de Penn State A. Catharine Ross , Ph.D., também sugere que a vitamina A na dieta pode desempenhar um papel na prevenção de certos tipos de câncer.
Médico usa
médicos usam retinóides para tratar uma variedade de condições. Suplementos de vitamina retardar a progressão de retinite pigmentosa , um distúrbio ocular que envolve a perda progressiva de células fotorreceptoras da retina . Retinóides também são usados para tratar alguns tipos de leucemia. Eles são mais utilizados , no entanto, em cremes e outros tratamentos tópicos para doenças de pele como psoríase e acne.
Possíveis efeitos colaterais
retinóides médicos são poderosos e disponível apenas por prescrição . Enquanto retinóides tópicos desobstruir os poros , aliviar a acne e diminuir o aparecimento de rugas , eles também podem causar irritação da pele e vermelhidão . O uso excessivo de retinóides tópicos pode fazer a pele parecer mais fino . Ambos os retinóides tópicos e dietética de vitamina A em doses excessivas têm sido associados a defeitos de nascimento. Assim, os retinóides médicos não são prescritos para mulheres que estão grávidas ou que possam engravidar .