casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | esqueléticas

Quais são as funções do fêmur no sistema esquelético?

Funções do Fêmur no Sistema Esquelético:

*Estabilidade e suporte: * O fêmur, também conhecido como osso da coxa, é o osso maior e mais forte do corpo humano. Fornece estabilidade estrutural ao sistema esquelético e ajuda o corpo a permanecer ereto e a suportar o peso.

*Mobilidade: O fêmur facilita a mobilidade e movimentação dos membros inferiores. Faz parte da articulação do quadril (bola e encaixe) com o osso do quadril (pelve), permitindo uma ampla gama de movimentos, como caminhar, correr, agachar e curvar-se.

*Rolamento de carga: O fêmur foi projetado para suportar cargas e forças significativas colocadas sobre ele durante atividades de sustentação de peso. Ele transmite forças da parte superior do corpo, através da articulação do quadril e desce até a parte inferior da perna, permitindo-nos ficar de pé, andar e realizar diversas atividades.

*Acessórios musculares: * O fêmur fornece pontos de fixação para vários músculos do membro inferior. Músculos proeminentes, como o quadríceps (na frente) e os isquiotibiais (nas costas), conectam-se ao fêmur e funcionam na extensão e flexão do joelho durante os movimentos.

*Produção de sangue: A medula óssea dentro do fêmur desempenha um papel vital na hematopoiese, a produção de células sanguíneas. Contém medula óssea vermelha, responsável pela produção de glóbulos vermelhos (eritrócitos), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas (trombócitos).

*Armazenamento de minerais: * O fêmur e outros ossos atuam como reservatórios de minerais essenciais, incluindo cálcio e fósforo. Esses minerais proporcionam rigidez e força aos ossos e podem ser mobilizados quando necessário para manter níveis adequados de minerais no corpo.

*Absorção de choque: O fêmur, em combinação com os tecidos moles circundantes (músculos, tendões, ligamentos), auxilia na absorção de choques. Amortece e distribui as forças geradas durante os movimentos para proteger as articulações de impactos excessivos.