casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | esqueléticas
Que doença em crianças cuja mineralização ineficiente do tecido formador ósseo causa deformidades?
A doença em crianças em que uma mineralização ineficiente do tecido formador de osso causa deformidades é chamada de raquitismo. O raquitismo é uma condição que afeta o desenvolvimento ósseo em crianças, fazendo com que os ossos fiquem moles e fracos. É causada por uma deficiência de vitamina D, cálcio ou fosfato. A vitamina D é necessária para que o corpo absorva cálcio e fosfato dos alimentos. Cálcio e fosfato são minerais essenciais para o crescimento e força óssea.
O raquitismo é mais comum em crianças entre 6 meses e 2 anos. É mais comum em crianças que não recebem vitamina D suficiente da luz solar, do leite materno ou da fórmula. As crianças que correm risco de raquitismo incluem:
* Crianças que vivem nas latitudes norte, onde há menos luz solar
* Crianças com pele escura, o que dificulta a absorção de vitamina D da luz solar
*Crianças amamentadas exclusivamente e que não recebem suplementos de vitamina D
* Crianças com problemas de má absorção, como doença celíaca ou doença de Crohn
* Crianças que tomam medicamentos que interferem na absorção de vitamina D, como esteróides ou medicamentos antiepilépticos
Os sintomas do raquitismo podem incluir:
* Dor óssea
* Fraqueza muscular
* Crescimento atrasado
* Deformidades dos ossos, como pernas arqueadas ou joelhos dobrados
* Pontos fracos na cabeça (craniotabes)
* Articulações aumentadas
* Convulsões
* O raquitismo pode ser diagnosticado com um exame de sangue que mede os níveis de vitamina D e outros minerais. Radiografias também podem ser feitas para procurar sinais de deformidades ósseas.
O tratamento para o raquitismo inclui tomar suplementos de vitamina D. Suplementos de cálcio e fosfato também podem ser necessários. O tratamento geralmente dura vários meses até que os ossos da criança se tornem fortes e saudáveis.