casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | esqueléticas

O que é a síndrome de Fitz-Hugh-Curtis?

Síndrome de Fitz-Hugh-Curtis é uma condição na qual ocorre inflamação do fígado (hepatite) juntamente com inflamação da membrana que reveste a cavidade abdominal e cobre os órgãos abdominais (peritônio). Essa inflamação geralmente é causada por uma infecção sexualmente transmissível (IST), como clamídia ou gonorréia. Pessoas com síndrome de Fitz-Hugh-Curtis geralmente apresentam dor, sensibilidade e inchaço na parte superior direita do abdômen. Eles também podem apresentar náuseas, vômitos, febre, calafrios e fadiga. O tratamento geralmente envolve antibióticos para tratar a IST subjacente e analgésicos para controlar a dor. Em alguns casos, a hospitalização pode ser necessária.

Causas


A causa mais comum da síndrome de Fitz-Hugh-Curtis é uma infecção sexualmente transmissível (IST). A clamídia e a gonorreia são as duas IST mais comumente associadas à síndrome de Fitz-Hugh-Curtis, mas outras IST também podem causar a doença.

As DSTs podem ser transmitidas de pessoa para pessoa durante relações sexuais desprotegidas. Quando as bactérias de uma IST entram no corpo, elas podem viajar pela corrente sanguínea e se espalhar para diferentes órgãos e tecidos, incluindo o fígado e o peritônio. A inflamação desses tecidos pode levar à síndrome de Fitz-Hugh-Curtis.

Os fatores de risco para a síndrome de Fitz-Hugh-Curtis incluem:

* Ter múltiplos parceiros sexuais
*Não usar camisinha durante o sexo
* Ter uma IST
*Ser mulher
*Ser jovem (menor de 25 anos)

Sintomas


Os sintomas mais comuns da síndrome de Fitz-Hugh-Curtis são:

* Dor no abdômen superior direito
* Sensibilidade no abdômen superior direito
* Inchaço no abdômen superior direito
* Náusea
* Vômito
* Febre
* Calafrios
* Fadiga
*Perda de apetite
* Perda de peso

Em alguns casos, a síndrome de Fitz-Hugh-Curtis também pode causar:

* Dor nas articulações
* Dores musculares
* Dores de cabeça
* Erupção cutânea

Diagnóstico


O seu médico pode suspeitar que você tem a síndrome de Fitz-Hugh-Curtis com base nos seus sintomas e em um exame físico. Seu médico também pode solicitar exames para confirmar o diagnóstico, como:

* Exames de sangue
* Exames de urina
* Exames de imagem, como ultrassonografia ou tomografia computadorizada
* Laparoscopia, que é um procedimento cirúrgico no qual é feita uma pequena incisão no abdômen e uma câmera é inserida para visualizar o fígado e o peritônio

Tratamento


O tratamento para a síndrome de Fitz-Hugh-Curtis geralmente envolve antibióticos para tratar a IST subjacente e analgésicos para controlar a dor. Em alguns casos, a hospitalização pode ser necessária.

Os antibióticos que podem ser usados ​​para tratar a síndrome de Fitz-Hugh-Curtis incluem:

* Doxiciclina
* Azitromicina
* Ceftriaxona

Os analgésicos que podem ser usados ​​para controlar a dor associada à síndrome de Fitz-Hugh-Curtis incluem:

* Paracetamol
* Ibuprofeno
* Naproxeno

Em casos graves, pode ser necessária cirurgia para remover o tecido danificado do fígado e do peritônio.

Prognóstico


O prognóstico da síndrome de Fitz-Hugh-Curtis geralmente é bom com diagnóstico e tratamento imediatos. No entanto, a condição pode levar a complicações se não for tratada adequadamente, como:

* Danos no fígado
* Peritonite
* Infertilidade
* Gravidez ectópica

Prevenção


A melhor maneira de prevenir a síndrome de Fitz-Hugh-Curtis é praticar sexo seguro. Isto significa usar preservativos durante o sexo e evitar ter múltiplos parceiros sexuais. Se você tiver algum sintoma de uma IST, consulte seu médico imediatamente para ser testado e tratado.