casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | A artrite reumatóide

O que é artrite reumatóide soronegativa?

Artrite reumatóide soronegativa é um tipo de artrite reumatóide em que a pessoa não possui nenhum dos autoanticorpos normalmente associados à doença. Isso significa que a pessoa não possui nenhum fator reumatóide (FR) ou anticorpos anti-peptídeo citrulinado (ACPAs) no sangue.

Artrite reumatóide soronegativa é menos comum que a artrite reumatóide soropositiva, representando cerca de 10-20% de todos os casos. É mais comum em homens do que em mulheres e tende a ocorrer mais tarde na vida do que a artrite reumatóide soropositiva.

Os sintomas da artrite reumatóide soronegativa são iguais aos da artrite reumatóide soropositiva, incluindo dor nas articulações, rigidez, inchaço e inflamação. No entanto, pessoas com artrite reumatóide soronegativa podem ter um curso mais brando da doença e ter menos probabilidade de desenvolver lesões nas articulações.

O diagnóstico de artrite reumatóide soronegativa baseia-se nos sintomas da pessoa, em um exame físico e em exames de sangue para descartar outras condições. Estudos de imagem, como raios X ou ressonância magnética (MRI), podem ser usados ​​para avaliar a extensão do dano articular.

O tratamento da artrite reumatóide soronegativa é igual ao da artrite reumatóide soropositiva e pode incluir medicamentos para aliviar a dor e a inflamação e retardar a progressão da doença.