casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | A artrite reumatóide
Como a artrite reumatóide afeta os olhos?
A artrite reumatóide (AR) é uma doença autoimune crônica que afeta principalmente as articulações, causando inflamação e dor. Embora afete principalmente as articulações, a AR também pode afetar outras partes do corpo, incluindo os olhos. Aqui estão algumas maneiras pelas quais a artrite reumatóide pode afetar os olhos:
1.
Olhos secos (ceratoconjuntivite seca): A AR pode levar à diminuição da produção de lágrimas, resultando em olhos secos. Essa secura pode causar desconforto, irritação e visão embaçada.
2.
Esclerite: A esclerite é uma inflamação da esclera, a camada externa branca do olho. Pacientes com AR são mais propensos a desenvolver esclerite, que pode causar dor, vermelhidão e inchaço no olho afetado.
3.
Episclerite: A episclerite é uma inflamação menos grave da episclera, a fina camada que cobre a esclera. Pode ocorrer em pessoas com AR e geralmente aparece como uma mancha rosa ou vermelha na parte branca do olho.
4.
Úlceras da córnea: A artrite reumatóide pode aumentar o risco de úlceras da córnea, que são feridas abertas na córnea (a parte frontal transparente do olho). As úlceras da córnea podem ser dolorosas e causar problemas de visão se não forem tratadas imediatamente.
5.
Vasculite Retiniana: Em casos raros, a AR pode causar vasculite retiniana, uma inflamação dos vasos sanguíneos da retina (o tecido sensível à luz na parte posterior do olho). A vasculite retiniana pode causar moscas volantes, visão turva e perda de visão.
6.
Cataratas: A AR tem sido associada a um risco aumentado de desenvolvimento de catarata, que é uma turvação do cristalino natural do olho. A catarata pode causar visão embaçada, ofuscamento e dificuldade de enxergar à noite.
7.
Glaucoma: Pacientes com AR podem correr maior risco de desenvolver glaucoma, um grupo de doenças oculares que danificam o nervo óptico. O glaucoma pode levar à perda da visão periférica e, se não for tratado, pode resultar em cegueira.
É importante que os indivíduos com artrite reumatóide estejam cientes dessas possíveis complicações oculares e façam exames oftalmológicos regulares com um oftalmologista ou optometrista. A detecção precoce e o tratamento de quaisquer problemas oculares podem ajudar a proteger e preservar a visão.