casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | A artrite reumatóide

O que é artrite reumatóide, como pode ser tratada?

A artrite reumatóide (AR) é uma doença autoimune crônica que afeta as articulações. É caracterizada por inflamação da sinóvia, o revestimento das articulações, que pode causar dor, inchaço e rigidez. A AR também pode afetar outros órgãos e sistemas do corpo, como pele, pulmões, coração e olhos.

A causa exata da AR é desconhecida, mas acredita-se que esteja relacionada a uma combinação de fatores genéticos e ambientais. Certos genes podem aumentar o risco de desenvolver AR, e fatores ambientais como tabagismo, obesidade e estresse também podem desempenhar um papel.

A AR é uma doença progressiva, o que significa que tende a piorar com o tempo. No entanto, há uma variedade de tratamentos disponíveis que podem ajudar a retardar a progressão da doença e reduzir os sintomas. Esses tratamentos incluem medicamentos, como medicamentos anti-reumáticos modificadores da doença (DMARDs) e corticosteróides, bem como fisioterapia e mudanças no estilo de vida.

Medicamentos

Os DMARDs são a base do tratamento da AR. Eles atuam suprimindo o sistema imunológico e reduzindo a inflamação. Alguns DMARDs comuns incluem metotrexato, leflunomida e sulfassalazina.

Os corticosteróides também são comumente usados ​​para tratar a AR. Eles atuam reduzindo a inflamação e a dor. A prednisona é um tipo de corticosteróide frequentemente usado no tratamento da AR.

Outros medicamentos que podem ser usados ​​para tratar a AR incluem antiinflamatórios não esteróides (AINEs), como ibuprofeno e naproxeno, e opioides, como oxicodona e morfina.

Fisioterapia

A fisioterapia pode ajudar a melhorar a amplitude de movimento, força e flexibilidade nas articulações afetadas pela AR. Também pode ajudar a reduzir a dor e a rigidez.

Mudanças no estilo de vida

Há uma série de mudanças no estilo de vida que as pessoas com AR podem fazer para ajudar a controlar os sintomas. Estes incluem:

*Manter um peso saudável
* Parar de fumar
* Comer uma dieta saudável
* Praticar exercícios regularmente
* Gerenciando o estresse
* Dormir o suficiente

Prognóstico

O prognóstico da AR melhorou significativamente nos últimos anos, graças ao desenvolvimento de novos tratamentos. A maioria das pessoas com AR consegue viver uma vida plena e ativa. No entanto, a AR é uma doença que dura a vida toda e não há cura.