casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | A artrite reumatóide

Como é a artrite reumatóide

Como a artrite reumatóide afeta o corpo

A artrite reumatóide (AR) é uma doença inflamatória crônica que afeta as articulações, incluindo as pequenas articulações das mãos, pés e pulsos. Também pode afetar articulações maiores, como joelhos, quadris e ombros.

A AR é uma doença autoimune, o que significa que o sistema imunológico do corpo ataca erroneamente seus próprios tecidos. No caso da AR, o sistema imunológico ataca a sinóvia, que é o revestimento das articulações. Essa inflamação pode fazer com que a membrana sinovial engrosse e produza líquido, o que pode causar dor, inchaço e rigidez nas articulações.

A AR também pode afetar outras partes do corpo, incluindo pele, olhos, pulmões e coração.

Sintomas de artrite reumatóide

Os sintomas mais comuns da AR incluem:

* Dor nas articulações, inchaço e rigidez
* Fadiga
* Perda de peso
* Febre
*Perda de apetite
* Anemia
* Erupções cutâneas
* Inflamação ocular
*Problemas pulmonares
*Problemas cardíacos

Diagnóstico de artrite reumatóide

A AR é diagnosticada com base nos sintomas de uma pessoa, exame físico e exames de sangue. Os exames de sangue podem medir a presença de certos anticorpos associados à AR. Os raios X também podem ser usados ​​para avaliar os danos nas articulações.

Tratamento para artrite reumatóide

Não há cura para a AR, mas existem tratamentos que podem ajudar a aliviar os sintomas e retardar a progressão da doença. As opções de tratamento incluem:

* Medicamentos, como anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), corticosteróides e medicamentos anti-reumáticos modificadores da doença (DMARDs)
* Fisioterapia
*Terapia ocupacional
* Cirurgia

Perspectivas para artrite reumatóide

As perspectivas para as pessoas com AR melhoraram significativamente nos últimos anos, graças aos avanços no tratamento. A maioria das pessoas com AR consegue viver uma vida plena e ativa.

Prevenção da artrite reumatóide

Não há maneira conhecida de prevenir a AR. No entanto, existem alguns fatores que podem aumentar o risco de desenvolver a doença, tais como:

*História familiar de AR
* Sexo feminino
* Fumar
* Obesidade

Se você tiver algum desses fatores de risco, converse com seu médico sobre maneiras de reduzir o risco de desenvolver AR.