casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | A artrite reumatóide
O que é caquexia reumatóide?
Caquexia reumatóide refere-se ao processo multifatorial de perda de massa corporal e massa corporal magra em pacientes com artrite reumatoide (AR). É caracterizada por uma combinação de fatores sistêmicos causados pela inflamação, alterações no metabolismo energético, redução da ingestão alimentar e alterações na composição corporal. A caquexia na artrite reumatóide é uma condição complexa que pode afetar gravemente a qualidade de vida de uma pessoa e aumentar o risco de morbidade e mortalidade.
Os principais aspectos da caquexia reumatóide incluem: -
Inflamação: A inflamação crônica na AR leva à liberação de citocinas pró-inflamatórias e outros mediadores que podem perturbar os processos metabólicos e contribuir para a perda muscular e de peso.
-
Metabolismo alterado: A resposta inflamatória altera o gasto energético do corpo e a utilização de substratos. O aumento do gasto energético (hipermetabolismo) e a redução da ingestão energética podem resultar em balanço energético negativo e perda de peso.
-
Ingestão dietética reduzida: Falta de apetite, saciedade precoce e disfagia (dificuldade em engolir) são sintomas comuns na AR e podem levar à ingestão nutricional inadequada. Dor, depressão e medicamentos podem contribuir ainda mais para a redução do consumo de alimentos.
-
Alterações na composição corporal: A caquexia reumatóide é caracterizada pela perda de massa muscular magra, enquanto a massa gorda pode ser preservada ou mesmo aumentada. Essa mudança na composição corporal prejudica ainda mais a função física, a força e a mobilidade.
Pontos-chave a serem lembrados: - A caquexia reumatóide é uma condição multifatorial caracterizada por perda de peso, perda muscular e comprometimento do estado funcional em indivíduos com artrite reumatóide.
- Inflamação crônica, metabolismo alterado, redução da ingestão alimentar e alterações na composição corporal contribuem para o desenvolvimento da caquexia reumatóide.
- A avaliação precoce do estado nutricional e as intervenções apropriadas, incluindo suporte nutricional, exercício e gestão da inflamação, são cruciais na prevenção ou gestão da caquexia reumatóide.