DMARDs são usados como tratamento de segunda linha , quando os tratamentos de primeira linha , como a aspirina em alta dose e AINEs não conseguem proporcionar alívio suficiente. Doenças auto -imunes são causadas quando o sistema imunitário ataca as células saudáveis do corpo , e DMARDs são eficazes para modificar a resposta imune para impedir que o corpo se danificar . Em certas doenças auto -imunes , em particular lúpus , DMARDs podem ser utilizados logo que o diagnóstico é feito . Isto porque o risco de lesão de órgão de lúpus e algumas outras doenças é grande o suficiente para justificar o seu uso mesmo quando os sintomas não são especialmente graves. Dependendo de qual DMARD é prescrito , terapia AINE pode ser continuada durante o tratamento.
Tipos
Vários DMARDs são usados para tratar doenças auto -imunes e mais são drogas muito diferentes . Sais de ouro têm sido usados para tratar a artrite reumatóide para o último meio século , quando um paciente recebeu esse tratamento para a tuberculose apenas para descobrir que sua artrite melhora em seu lugar. Penicilamina , apesar do nome , não é um antibiótico , mas sim uma droga imuno - moduladora . Hydroxycholoroquine ( Plaquenil ) é um medicamento usado para tratar a malária , que também funciona como um DMARD . Ele é favorecido por causa do seu relativo baixo risco de efeitos secundários graves . O metotrexato é talvez o mais eficaz dos DMARDs e é largamente prescrita para a artrite reumatóide , o fármaco também é utilizado para tratar o cancro da mama . Sulfassalazina é uma droga usada principalmente para tratar a doença inflamatória intestinal , embora também tenha sido usada com algum sucesso na artrite reumatóide.
Considerações
DMARDs geralmente oferecem alívio considerável de sintomas e retardar a progressão de doenças auto -imunes , apesar de que não pode ser esperado conduzir a uma remissão completa na maioria das pessoas . A maioria dos DMARDs são eficazes em entre 30 e 50 por cento dos pacientes , por isso não é incomum a necessidade de tentar vários DMARDs diferentes antes de encontrar um que funcione bem e tem efeitos colaterais toleráveis. Com excepção do metotrexato , DMARDs normalmente levam de 4 a 6 meses para produzir alívio significativo . Metotrexato age muito mais rapidamente e, muitas vezes produz alívio dos sintomas perceptíveis dentro de poucas semanas. No entanto, esta medicação específica pode ter efeitos secundários graves e quase sempre provoca aborto em mulheres que tomam a droga no início da gravidez .
Efeitos
Todos os DMARDs são acreditados para trabalhar basicamente da mesma maneira - através da inibição da função de células brancas do sangue que atacam o tecido saudável , como resultado de um sistema imunitário a funcionar mal . DMARDs são associados com uma ampla variedade de efeitos secundários , alguns dos quais podem ser bastante graves . Porque DMARDs interferir com o sistema imunitário , a maior parte deles estão associados com um risco aumentado de infecção e infecções mais graves . Outros efeitos colaterais compartilhados por dois ou mais DMARDs incluem úlceras na boca , vômitos, náuseas, diarréia e danos ao fígado. Hydroxycholoroquine é o menos provável do DMARDs para causar efeitos colaterais problemáticos , e por este motivo muitas vezes é a primeira droga de seu tipo tentada.
Cronograma
DMARDs são tomados como medicamentos de manutenção , o que significa que eles são levados em uma programação regular por um período indefinido de tempo. A maioria das pessoas que necessitam de DMARDs no tratamento de doenças auto -imunes terá de tomar a medicação para o resto de suas vidas, ou até que seja substituída por uma droga ainda mais forte para tratar os sintomas mais graves. Posologias variam consideravelmente, e pode ser tão freqüente quanto quatro vezes ao dia ( hydroxycholoroquine ) ou como pouco frequentes como uma vez por semana ( metotrexato) .