casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Síndrome das pernas inquietas
O que é desvio ventricular?
O deslocamento ventricular é o deslocamento lateral dos ventrículos cerebrais para longe de uma lesão cerebral focal ou generalizada. É causada pelo efeito de massa da lesão, que comprime o tecido cerebral e desloca os ventrículos cheios de líquido cefalorraquidiano (LCR). O deslocamento ventricular pode ser observado em estudos de imagem, como tomografia computadorizada e ressonância magnética, e é frequentemente usado para ajudar a localizar uma lesão cerebral.
O desvio ventricular é mais comumente observado com lesões supratentoriais (acima da tentória do cerebelo) do que com lesões infratentoriais (abaixo da tentória do cerebelo). Isso ocorre porque as lesões supratentoriais têm maior probabilidade de causar efeito de massa devido ao espaço limitado no crânio. As lesões infratentoriais, por outro lado, têm mais espaço para se expandir sem causar efeito de massa significativo.
A direção do desvio ventricular também pode ser útil na localização de uma lesão cerebral. Por exemplo, uma lesão no hemisfério direito causará tipicamente um desvio ventricular para a esquerda, enquanto uma lesão no hemisfério esquerdo causará tipicamente um desvio ventricular para a direita.
O grau de desvio ventricular também pode fornecer algumas informações sobre a gravidade de uma lesão cerebral. Um grande desvio ventricular normalmente indica uma lesão cerebral grande ou grave, enquanto um pequeno desvio ventricular pode indicar uma lesão cerebral pequena ou leve.
O desvio ventricular é um achado importante em estudos de imagem do cérebro e pode ser útil na localização e diagnóstico de lesões cerebrais.