casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Síndrome das pernas inquietas
O que significa potrusão discogênica póstero-lateral esquerda assimétrica e extraforaminal com ruptura anular em l2-l3?
"Protrusão discogênica póstero-lateral esquerda assimétrica e extraforaminal com ruptura anular em l2-l3" refere-se a uma condição específica que afeta a coluna, particularmente a área entre a segunda e a terceira vértebras lombares (L2-L3). Aqui está uma análise dos termos:
1. Assimétrico:indica que a condição é mais pronunciada no lado esquerdo em comparação ao lado direito.
2. Posterolateral:Refere-se à localização da saliência, que fica na parte posterior e lateral do canal espinhal.
3. Foraminal:Os forames são pequenas aberturas entre as vértebras por onde saem os nervos espinhais. Neste caso, a protrusão está afetando os forames.
4. Extraforaminal:Significa que a saliência se estende além dos limites do forame e está localizada fora dele.
5. Protrusão discogênica:Refere-se a um abaulamento ou hérnia do disco intervertebral, que é o material macio e gelatinoso entre as vértebras. Neste caso, a saliência é causada pela expulsão do material do disco.
6. Ruptura anular:O anel fibroso é a camada externa resistente do disco intervertebral. Quando se rompe, pode permitir que o material interno macio (núcleo pulposo) se projete, causando uma hérnia de disco.
No geral, o termo "protrusão discogênica posterolateral esquerda assimétrica foraminal e extraforaminal com ruptura anular em l2-l3" descreve um tipo específico de hérnia de disco que afeta as vértebras L2-L3, causando pressão nos nervos espinhais nessa área. Essa condição pode resultar em sintomas como dor nas costas, dor radicular (dor que se irradia pela perna), dormência e fraqueza. As opções de tratamento podem incluir medidas conservadoras, como fisioterapia e analgésicos, ou intervenção cirúrgica em casos mais graves.