casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Síndrome das pernas inquietas

O que causa pés inchados?

Existem muitas causas potenciais para pés inchados, também conhecidos como edema. Aqui estão algumas causas comuns:
-Problemas linfáticos:Se o sistema linfático, que ajuda a drenar o líquido dos tecidos, não estiver funcionando adequadamente, o líquido pode se acumular e causar inchaço.
-Problemas circulatórios:Condições que afetam o fluxo sanguíneo, como insuficiência venosa crônica, podem causar inchaço nos pés.
-Doença renal:quando os rins não funcionam adequadamente, eles podem não conseguir remover o excesso de líquido do corpo, o que pode causar inchaço.
-Doença hepática:danos ao fígado podem causar níveis baixos de albumina, uma proteína que ajuda a manter líquidos nos vasos sanguíneos. Quando os níveis de albumina estão baixos, o líquido pode vazar para os tecidos, causando inchaço.
-Insuficiência cardíaca:A insuficiência cardíaca congestiva pode causar retenção de líquidos e inchaço nos pés e tornozelos.
-Gravidez:O inchaço nos pés e tornozelos é comum durante a gravidez, especialmente nas fases posteriores. Isto se deve ao aumento do volume sanguíneo e da pressão nas veias.
-Certos medicamentos:Alguns medicamentos, como corticosteróides, tiazolidinedionas (usadas para tratar diabetes tipo 2) e alguns medicamentos para pressão arterial, podem causar retenção de líquidos e inchaço.
-Excesso de sódio na dieta:consumir muito sal pode fazer com que o corpo retenha água, causando inchaço.
- Ficar em pé ou sentado por muito tempo:Ficar em pé ou sentado por longos períodos de tempo pode causar acúmulo de líquido nos pés e tornozelos.
-Calor:O clima quente ou os banhos quentes podem causar dilatação dos vasos sanguíneos, causando retenção de líquidos e inchaço.
-Certas condições médicas:Algumas condições médicas, como distúrbios da tireoide, artrite e diabetes, podem causar inchaço nos pés.
Se sentir inchaço repentino ou grave nos pés, acompanhado de dor, vermelhidão ou calor, é importante procurar atendimento médico imediatamente, pois pode ser um sinal de uma doença subjacente mais grave.