casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Síndrome das pernas inquietas
O que posso fazer pelo meu filho que tem 11 anos e reclama que tem dores nas pernas? Ele está com dores de crescimento?
Dores de crescimento são um problema comum para crianças de 5 a 12 anos. Acredita-se que sejam causadas por uma combinação de fatores, incluindo rápido crescimento ósseo, tensão muscular e alterações na postura da criança. As dores de crescimento geralmente afetam as pernas, mas também podem ocorrer nos braços, nas costas ou no estômago.
Sintomas de dores de crescimento pode incluir:
* Dor nas pernas, braços, costas ou estômago
* Dor que vai e vem
* Dor que piora à noite
* Dor que é aliviada com repouso, massagem ou calor
* Mancando
Se você acha que seu filho pode estar sentindo dores de crescimento, há várias coisas que você pode fazer para ajudar a aliviar o desconforto: * Descansar. Incentive seu filho a descansar quando estiver com dor.
*Massagem. Massageie suavemente os músculos doloridos do seu filho.
* Aquecer. Aplique uma compressa quente nos músculos doloridos do seu filho.
* Analgésicos. Dê ao seu filho um analgésico seguro para crianças, como paracetamol ou ibuprofeno, para ajudar a aliviar a dor.
Se a dor do seu filho for intensa ou não melhorar com o tratamento em casa, consulte o seu médico. O seu médico pode recomendar mais testes para descartar outras possíveis causas de dor.
Aqui estão algumas dicas adicionais para lidar com as dores do crescimento: * Converse com seu filho sobre as dores do crescimento. Explique ao seu filho o que são as dores do crescimento e por que acontecem. Isto pode ajudá-los a compreender e lidar com a sua dor.
* Seja solidário. Deixe seu filho saber que você entende que ele está com dor e que está lá para ajudá-lo.
* Incentive seu filho a permanecer ativo. O exercício pode ajudar a fortalecer os músculos e ossos do seu filho e pode ajudar a reduzir as dores do crescimento.
* Certifique-se de que seu filho esteja recebendo cálcio suficiente. O cálcio é essencial para o crescimento ósseo. Incentive seu filho a comer alimentos ricos em cálcio, como leite, iogurte, queijo e vegetais de folhas verdes.
As dores do crescimento são um problema comum na infância. Com os devidos cuidados, a maioria das crianças os supera na adolescência.