casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Distúrbios respiratórios
E se você inspirar e sentir um aperto no peito?
Aperto no peito pode ser um sintoma de várias condições médicas subjacentes. Aqui estão algumas causas possíveis e o que você pode fazer se sentir aperto no peito:
1.
Tensão muscular: Se o aperto estiver localizado em uma área específica do peito e for acompanhado de dor ao pressionar ou mover essa área, pode ser uma distensão muscular ou lesão. Experimente repouso, gelo e analgésicos de venda livre para controlar o desconforto.
2.
Ansiedade: A ansiedade e o estresse às vezes podem causar aperto no peito. Se você estiver apresentando outros sintomas, como taquicardia, falta de ar ou suor, pode ser um ataque de ansiedade. Exercícios de respiração profunda, técnicas de relaxamento e conversar com um terapeuta podem ajudar a controlar a ansiedade.
3.
Refluxo ácido: A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) pode fazer com que o ácido do estômago volte para o esôfago, causando sensação de queimação e desconforto no peito. Evitar alimentos desencadeantes, antiácidos e modificações no estilo de vida, como elevar a cabeça durante o sono, pode ajudar a aliviar os sintomas.
4.
Asma: Se você tem histórico de asma e sente aperto no peito junto com respiração ofegante, tosse ou dificuldade para respirar, pode ser um ataque de asma. Leve consigo o inalador prescrito e procure atendimento médico se os sintomas piorarem.
5.
Costocondrite: Esta condição envolve inflamação da cartilagem que conecta as costelas ao esterno. Normalmente causa dor aguda ou no peito, que pode piorar com respirações profundas ou tosse. Repouso, medicamentos antiinflamatórios e terapia de calor ou frio podem ajudar.
6.
Pleurisia: A inflamação da pleura, o revestimento dos pulmões, pode causar dor e aperto no peito. Muitas vezes é acompanhada de tosse e dificuldade para respirar. Procure atendimento médico se tiver esses sintomas.
7.
Problemas relacionados ao coração: Às vezes, o aperto no peito pode ser um sinal de problemas cardíacos subjacentes, como angina (dor no peito devido à redução do fluxo sanguíneo para o coração) ou ataque cardíaco. Se sentir dor ou aperto súbito e intenso no peito, juntamente com outros sintomas como falta de ar, dor que irradia para a mandíbula ou braço ou tontura, procure atendimento médico de emergência.
É essencial consultar um profissional de saúde se sentir aperto no peito, especialmente se for acompanhado de outros sintomas preocupantes ou se persistir por mais de alguns dias. Eles podem avaliar adequadamente sua condição e fornecer tratamento adequado ou testes de diagnóstico adicionais, se necessário.