casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Distúrbios respiratórios

O que fazem as mucosas e os cílios nos brônquios da traqueia?

No sistema respiratório, especificamente na traqueia e nos brônquios, as mucosas e os cílios trabalham juntos para proteger o corpo, desempenhando funções cruciais:

1. Captura de partículas inaladas :A camada mucosa da traqueia e dos brônquios atua como uma armadilha pegajosa. Quando inalamos, várias partículas como poeira, pólen, bactérias e outras substâncias inaladas ficam presas nesta camada mucosa.

2. Varredura de Cílios :A traquéia e os brônquios são revestidos por células ciliadas. Os cílios são estruturas minúsculas semelhantes a cabelos que estão em constante movimento, batendo de maneira coordenada. Essa batida cria um movimento ondulatório que ajuda a mover a camada mucosa, junto com as partículas presas, para cima, em direção à garganta.

3. Expulsar a Mucosa :O muco e as partículas presas eventualmente chegam à garganta, onde mecanismos reflexos como tossir ou engolir ajudam a expelir o muco do trato respiratório. Este processo de expectoração ajuda a eliminar substâncias e microorganismos nocivos do sistema respiratório, prevenindo infecções e mantendo a saúde respiratória.

A combinação da camada mucosa e da ação de varredura dos cílios fornece um importante mecanismo de defesa, filtrando e removendo partículas estranhas e irritantes do ar que respiramos antes que ele atinja os tecidos sensíveis dos pulmões.