casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Distúrbios respiratórios
Quais são as partes do sistema respiratório das aves?
O sistema respiratório das aves é altamente eficiente e adaptado para respiração aérea contínua. As aves possuem um sistema respiratório único, projetado para atender às altas demandas de oxigênio do voo. O sistema respiratório aviário consiste em várias partes principais:
1. Pulmões: As aves têm pulmões relativamente pequenos e compactos em comparação com os mamíferos. Os pulmões ficam imóveis, o que significa que não se expandem nem contraem durante a respiração. Em vez disso, o ar entra e sai dos pulmões através de um sistema de sacos aéreos.
2. Sacos de ar: As aves possuem um sistema complexo de sacos aéreos conectados aos pulmões e às vias respiratórias. Esses sacos de ar ajudam a aumentar a eficiência do sistema respiratório, mantendo um fluxo contínuo de ar através dos pulmões. Os sacos de ar também desempenham um papel na flutuabilidade, redução de peso e troca de calor.
3. Siringe: O órgão vocal das aves, conhecido como siringe, está localizado na junção da traqueia e dos brônquios. A siringe produz a variedade de sons e cantos pelos quais os pássaros são conhecidos.
4. Traquéia e brônquios: A traquéia (traqueia) transporta o ar do bico para os pulmões. Ele se ramifica em dois brônquios primários, que entram nos pulmões.
5. Parabrônquios e capilares aéreos: Os brônquios primários se dividem em numerosos pequenos sacos aéreos chamados parabrônquios. Os parabrônquios são revestidos por minúsculos vasos sanguíneos chamados capilares aéreos, onde ocorrem as trocas gasosas entre o ar e a corrente sanguínea.
6. Passagens nasais e conchas nasais: O processo respiratório começa nas fossas nasais, por onde o ar entra no corpo. Os cornetos, que são estruturas ósseas intrincadas dentro da cavidade nasal, ajudam a filtrar, aquecer e umedecer o ar inalado.
7. Glote: A glote é a abertura na parte superior da traquéia e é controlada pelos músculos. Regula o fluxo de ar e produz sons.
8. Diafragma: Embora não sejam tão desenvolvidos como nos mamíferos, as aves possuem um diafragma. É composto por músculos que separam a cavidade torácica (contendo o coração e os pulmões) da cavidade abdominal.
9. Músculos da respiração: Os principais músculos envolvidos na respiração são os músculos intercostais localizados entre as costelas e os músculos abdominais. Esses músculos trabalham em coordenação para mover o ar para dentro e para fora dos pulmões.
O sistema respiratório das aves é uma maravilha da adaptação evolutiva que permite às aves satisfazer as elevadas exigências energéticas do voo, mantendo ao mesmo tempo uma estrutura corporal notavelmente eficiente e leve.