casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Distúrbios respiratórios

Como o diafragma afeta os pulmões?

O diafragma é um músculo grande em forma de cúpula localizado na parte inferior da caixa torácica. Desempenha um papel vital na respiração, trabalhando com os pulmões para trazer o ar para dentro e para fora do corpo.

Inspiração

Quando você inspira, o diafragma se contrai e desce. Isso cria uma pressão negativa na cavidade torácica, o que faz com que os pulmões se expandam. O ar é aspirado para os pulmões através do nariz e da boca.

Expiração

Quando você expira, o diafragma relaxa e se move para cima. Isso diminui o volume da cavidade torácica e força a saída do ar dos pulmões. O ar é expelido dos pulmões pelo nariz e pela boca.

O diafragma e a doença pulmonar

O diafragma pode ser afetado por diversas doenças e condições, incluindo:

- DPOC: A DPOC é uma doença pulmonar crônica que causa dificuldade para respirar. A DPOC pode danificar o diafragma, dificultando sua contração e relaxamento. Isso pode causar falta de ar, respiração ofegante e tosse.
- Doenças neuromusculares: Os distúrbios neuromusculares são um grupo de condições que afetam os nervos e os músculos. Alguns distúrbios neuromusculares podem fazer com que o diafragma fique paralisado ou fraco. Isso pode levar à insuficiência respiratória, que é uma condição com risco de vida.
- Paralisia do nervo frênico: A paralisia do nervo frênico é uma condição na qual o nervo frênico, que irriga o diafragma, é danificado. Isso pode levar à paralisia diafragmática e insuficiência respiratória.

Tratamento

O tratamento para problemas de diafragma depende da causa subjacente. O tratamento da DPOC pode incluir broncodilatadores, esteróides inalados e oxigenoterapia. O tratamento para distúrbios neuromusculares pode incluir medicamentos, fisioterapia e cirurgia. O tratamento para paralisia do nervo frênico pode incluir cirurgia, estimulação elétrica ou uma combinação de tratamentos.