casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Distúrbios respiratórios
O que uma pessoa com sistema respiratório comum deve fazer?
Se você sofre de um problema comum do sistema respiratório, como resfriado ou gripe, aqui estão algumas etapas gerais que você pode seguir para ajudar a aliviar os sintomas e promover a recuperação:
1. Descanso: Descanse bastante e deixe seu corpo se curar. Evite atividades extenuantes e reserve tempo para se recuperar.
2. Hidratação: Mantenha-se hidratado bebendo bastante líquido, como água, chás de ervas ou sopa. Os líquidos ajudam a diluir o muco e a manter a garganta e as vias nasais úmidas.
3. Umidificar: Use um umidificador ou vaporizador para adicionar umidade ao ar, o que pode ajudar a liberar o muco e aliviar a congestão.
4. Gargarejo de água salgada: Gargareje com água salgada morna várias vezes ao dia para ajudar a aliviar a dor de garganta e reduzir a inflamação.
5. Inalação de Vapor: Inale o vapor de um banho quente ou de uma tigela de água quente para ajudar a eliminar a congestão e a liberar o muco.
6. Irrigação Nasal: Use um spray salino nasal ou irrigador para eliminar o excesso de muco e aliviar a congestão nasal.
7. Medicamentos de venda livre: Se necessário, você pode tomar medicamentos de venda livre, como analgésicos (por exemplo, ibuprofeno ou paracetamol), descongestionantes ou anti-histamínicos, para aliviar sintomas como febre, dor de cabeça, congestão ou coriza.
8. Querida: O mel pode ajudar a aliviar dores de garganta e tem propriedades antibacterianas. Você pode pegar uma colher de mel ou adicioná-la ao chá quente.
9. Canja de Galinha: A canja de galinha tem sido tradicionalmente usada para ajudar a aliviar os sintomas de gripes e resfriados. Acredita-se que tenha propriedades antiinflamatórias e possa proporcionar hidratação.
10. Eleve sua cabeça: Ao dormir, eleve a cabeça com travesseiros extras para ajudar a facilitar a respiração e reduzir a congestão nasal.
11. Evite irritantes: Evite a exposição a alérgenos, fumaça e outros irritantes que podem piorar os sintomas respiratórios.
12. Pare de fumar: Se você fuma, considere parar de fumar, pois fumar pode agravar os problemas respiratórios.
13. Monitorar sintomas: Acompanhe seus sintomas e como eles progridem. Se os seus sintomas persistirem ou piorarem, ou se desenvolver novos sintomas, consulte um profissional de saúde.
Lembre-se de seguir as instruções fornecidas pelo seu médico e consultá-lo se os seus sintomas respiratórios forem graves ou não melhorarem dentro de um prazo razoável.