casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Distúrbios respiratórios
Qual é a diferença entre DPOC e fibrose pulmonar?
A DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) e a fibrose pulmonar são doenças pulmonares crônicas que causam dificuldades respiratórias. No entanto, eles têm causas, sintomas e tratamentos diferentes.
DPOC é um grupo de doenças pulmonares que causam obstrução do fluxo de ar e problemas respiratórios. Inclui enfisema e bronquite crônica. O enfisema danifica os sacos aéreos dos pulmões, enquanto a bronquite crônica causa inflamação e estreitamento das vias aéreas. A DPOC é causada principalmente pelo tabagismo, mas também pode ser causada pela exposição ao fumo passivo, poluição do ar e poeiras e produtos químicos ocupacionais.
Os sintomas da DPOC incluem: - Falta de ar
- Chiado no peito
- Tosse
- Aperto no peito
- Fadiga
- Perda de peso
Fibrose pulmonar é uma condição na qual os pulmões ficam com cicatrizes e espessados, dificultando a respiração. É causada por danos ao tecido pulmonar, que podem ser causados por vários fatores, como:
- Fibrose pulmonar idiopática (FPI):A causa é desconhecida.
- Fatores genéticos:Algumas pessoas podem ter predisposição genética para desenvolver fibrose pulmonar.
- Fatores ambientais:A exposição a certas substâncias como amianto, sílica, pó de carvão e certos medicamentos pode causar fibrose pulmonar.
- Doenças autoimunes:Algumas doenças autoimunes, como artrite reumatóide e lúpus, também podem causar fibrose pulmonar.
Os sintomas de fibrose pulmonar incluem: - Falta de ar
- Tosse seca
- Fadiga
- Perda de peso
- Dor no peito
- Dificuldade em engolir
Em termos de tratamento, a DPOC é tratada com medicamentos, mudanças no estilo de vida e, às vezes, oxigenoterapia. A fibrose pulmonar não tem cura, mas os tratamentos podem ajudar a retardar a progressão da doença e melhorar os sintomas. Isso pode incluir medicamentos, oxigenoterapia, reabilitação pulmonar e transplante de pulmão em casos graves.