casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Distúrbios respiratórios
Como as amígdalas e adenóides ajudam a proteger o sistema respiratório?
As amígdalas e adenóides são duas partes importantes do sistema respiratório que ajudam a proteger o corpo contra infecções.
Amígdalas As amígdalas são duas pequenas massas ovais de tecido linfóide localizadas na parte posterior da garganta, uma de cada lado. Eles fazem parte do sistema linfático, que é uma rede de vasos e nódulos que ajuda a combater infecções.
As amígdalas ajudam a proteger o corpo, prendendo bactérias e vírus que entram na garganta. Quando esses germes são capturados, eles são destruídos pelos glóbulos brancos chamados linfócitos.
Adenóides As adenóides são uma massa semelhante de tecido linfóide, localizada na parte posterior da cavidade nasal, atrás do nariz. Eles ajudam a proteger o corpo, prendendo bactérias e vírus que entram no nariz.
As amígdalas e adenóides são partes importantes do sistema respiratório e ajudam a proteger o corpo contra infecções. No entanto, em alguns casos, as amígdalas e adenóides podem infeccionar ou aumentar de tamanho, o que pode causar problemas respiratórios e de deglutição. Nestes casos, pode ser necessária uma cirurgia para remoção das amígdalas e adenóides.