casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Distúrbios respiratórios
O que está incluído na zona condutora do sistema respiratório?
A zona condutora do sistema respiratório inclui as estruturas cuja função principal é transportar o ar inspirado e expirado para as superfícies de troca gasosa dos pulmões. Essas estruturas são:
1. Cavidade nasal:A cavidade nasal é a primeira parte do sistema respiratório por onde passa o ar inalado. Consiste em duas grandes câmaras cheias de ar dentro do nariz.
2. Faringe:A faringe é um tubo muscular que conecta a cavidade nasal à laringe e ao esôfago. É dividido em três partes:nasofaringe, orofaringe e laringofaringe.
3. Laringe (caixa vocal):A laringe é um órgão localizado na parte superior da traqueia que contém as cordas vocais e é responsável pela produção do som (fala).
4. Traqueia (traqueia):A traqueia é uma estrutura em forma de tubo que conecta a laringe aos brônquios. É composto por anéis de cartilagem que ajudam a manter as vias aéreas abertas.
5. Brônquios:A traquéia se ramifica em dois brônquios, um levando a cada pulmão.
6. Bronquíolos:Cada brônquio se divide em ramos menores chamados bronquíolos, que se ramificam em vias aéreas ainda menores, conhecidas como bronquíolos terminais. Essas estruturas formam a maior parte da zona condutora.