casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Distúrbios respiratórios
O que acontece com o oxigênio depois de entrar nos pulmões?
Quando o oxigênio entra nos pulmões, ele segue um caminho específico para chegar à corrente sanguínea e aos tecidos. Aqui está o que acontece com o oxigênio depois que ele entra nos pulmões:
1. Inalação:Durante a inalação, o diafragma e os músculos intercostais se contraem, fazendo com que os pulmões se expandam e o ar seja aspirado para o sistema respiratório através do nariz ou da boca.
2. Trocas gasosas nos alvéolos:Dentro dos pulmões, o ar viaja pela traqueia, brônquios e bronquíolos até chegar aos alvéolos. Os alvéolos são pequenas estruturas semelhantes a sacos onde ocorrem as trocas gasosas.
3. Difusão de oxigênio na corrente sanguínea:Os alvéolos são circundados por capilares, que são minúsculos vasos sanguíneos. As moléculas de oxigênio se difundem dos alvéolos através das paredes capilares e entram na corrente sanguínea. Este processo é impulsionado pelo gradiente de concentração, onde o oxigênio se move de uma área de maior concentração (alvéolos) para uma área de menor concentração (sangue).
4. Transporte de oxigênio:assim que o oxigênio entra na corrente sanguínea, ele se liga à hemoglobina, uma proteína presente nos glóbulos vermelhos. A hemoglobina transporta oxigênio por todo o corpo para tecidos e órgãos.
5. Fornecimento de oxigênio aos tecidos:À medida que o sangue circula pelo corpo, ele atinge vários tecidos e órgãos. Aqui, o oxigênio se dissocia da hemoglobina e se difunde nos tecidos circundantes. Este oxigênio é utilizado pelas células para vários processos metabólicos, como produção de energia, crescimento celular e reparo de tecidos.
6. Exalação:Depois que o oxigênio é fornecido aos tecidos, o dióxido de carbono produzido como produto residual do metabolismo se difunde dos tecidos para os capilares. O dióxido de carbono é então transportado de volta aos pulmões para ser exalado na próxima respiração.
No geral, o processo de entrada de oxigênio nos pulmões envolve trocas gasosas nos alvéolos, difusão na corrente sanguínea, transporte pela hemoglobina e entrega aos tecidos para respiração celular.