casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Distúrbios respiratórios

Quais são as diferenças entre o sistema respiratório de animais aquáticos e não aquáticos?

Animais aquáticos, como peixes e insetos aquáticos, trocam gases com a água em que vivem, enquanto animais não aquáticos, como mamíferos, aves e répteis, respiram ar. Aqui estão as principais diferenças entre seus sistemas respiratórios:

Animais aquáticos:

1. Brânquias: Os animais aquáticos possuem estruturas especializadas chamadas guelras, que são altamente vascularizadas e densamente repletas de capilares (pequenos vasos sanguíneos).
- As brânquias geralmente estão presentes aos pares em ambos os lados do corpo do animal.
- A água passa pelas brânquias e o oxigênio da água é absorvido pelo sangue através das paredes capilares.
- O sangue então transporta oxigênio para as células do animal.

2. Sistema de troca em contracorrente: Os animais aquáticos possuem um sistema de troca contracorrente em suas guelras.
- O fluxo sanguíneo nos capilares e o fluxo de água nas brânquias ocorrem em direções opostas, o que maximiza a absorção de oxigênio.

3. Pigmentos respiratórios: Os animais aquáticos geralmente possuem pigmentos respiratórios, como a hemoglobina, que se ligam ao oxigênio e aumentam seu transporte na corrente sanguínea.

4. Difusão de Gases: O oxigênio e o dióxido de carbono são trocados por difusão através das superfícies branquiais devido aos gradientes de concentração entre a água e o sangue.

5. Pulmões menos desenvolvidos: Alguns animais aquáticos, como os peixes, não possuem pulmões bem desenvolvidos ou estruturas semelhantes aos pulmões.

Animais não aquáticos:

1. Pulmões: Animais não aquáticos possuem pulmões, estruturas internas altamente ramificadas que facilitam as trocas gasosas.
- Os pulmões estão adaptados para absorver oxigênio e liberar dióxido de carbono do ar.

2. Traqueia e Brônquios: O ar entra nos pulmões através da traqueia (em insetos) ou traqueia (em mamíferos e outros vertebrados). A traqueia então se ramifica em brônquios menores que transportam o ar para diferentes regiões dos pulmões.

3. Alvéolos: As menores estruturas responsáveis ​​pelas trocas gasosas nos pulmões são chamadas de alvéolos.
- Os alvéolos são estruturas minúsculas, semelhantes a balões, com uma grande área de superfície para trocas gasosas eficientes.

4. Sistema Pulmonar: Os animais não aquáticos têm um sistema pulmonar bem desenvolvido, incluindo passagens aéreas, pulmões e estruturas associadas que permitem a ventilação do ar.

5. Inspirar e expirar: Animais não aquáticos inalam ativamente o ar para os pulmões e exalam-no de volta, facilitando a troca de oxigênio e dióxido de carbono.

6. Ventilação: Os músculos respiratórios são responsáveis ​​pela ventilação pulmonar, que envolve expandir e recuar os pulmões para trazer e expelir o ar.

Estas diferenças nos sistemas respiratórios reflectem a adaptação dos animais aquáticos e não aquáticos aos seus respectivos ambientes de vida e a aquisição e utilização eficiente de oxigénio.