casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Distúrbios respiratórios

Como o epitélio de cada região do trato respiratório se adapta para que sua forma acompanhe a função?

Cavidade nasal

* Epitélio colunar ciliado pseudoestratificado: Esse tipo de epitélio é encontrado na cavidade nasal, onde ajuda a filtrar poeira, pólen e outras partículas do ar. Os cílios na superfície das células batem em um movimento ondulatório, movendo o muco e as partículas presas em direção à parte posterior da garganta, onde podem ser engolidos ou expectorados.
* Células caliciformes: As células caliciformes são células especializadas que produzem mucina, uma glicoproteína que forma o principal componente do muco. O muco ajuda a reter poeira, pólen e outras partículas e também ajuda a manter a cavidade nasal úmida.

Traquéia e brônquios

* Epitélio colunar ciliado pseudoestratificado: Esse tipo de epitélio também é encontrado na traqueia e nos brônquios, onde ajuda a mover o muco e as partículas presas em direção aos pulmões. Os cílios na superfície das células batem em um movimento ondulatório, movendo o muco e as partículas presas para cima, em direção à faringe, onde podem ser engolidos ou expectorados.
* Células caliciformes: As células caliciformes também são encontradas na traqueia e nos brônquios, onde produzem mucina para ajudar a manter as vias aéreas úmidas.

Bronquíolos

* Epitélio cuboidal simples: Esse tipo de epitélio é encontrado nos bronquíolos, onde auxilia na troca de oxigênio e dióxido de carbono com o sangue. As células deste epitélio são finas e planas, o que permite fácil difusão de gases.

Alvéolos

* Epitélio escamoso simples: Esse tipo de epitélio é encontrado nos alvéolos, onde ajuda na troca de oxigênio e dióxido de carbono com o sangue. As células deste epitélio são extremamente finas e delicadas, o que permite a rápida difusão de gases.