casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Distúrbios respiratórios

A circulação pulmonar atende diretamente às necessidades metabólicas dos tecidos corporais?

Não, a circulação pulmonar não atende diretamente às necessidades metabólicas dos tecidos corporais. Sua principal função é oxigenar o sangue e remover o dióxido de carbono, em vez de fornecer oxigênio e nutrientes ou eliminar resíduos dos tecidos.

O objetivo da circulação pulmonar é facilitar as trocas gasosas entre os pulmões e a corrente sanguínea. Começa com o sangue desoxigenado entrando no átrio direito do coração através das veias cavas superior e inferior. A partir daí, o sangue é bombeado para o ventrículo direito, que então se contrai para empurrar o sangue para as artérias pulmonares. As artérias pulmonares transportam o sangue desoxigenado para os pulmões, onde os alvéolos permitem a difusão do oxigênio no sangue e do dióxido de carbono para fora do sangue.

Depois que o sangue é oxigenado nos pulmões, ele retorna ao coração pelas veias pulmonares. O sangue oxigenado entra no átrio esquerdo e depois no ventrículo esquerdo, que o bombeia para a circulação sistêmica. A circulação sistêmica distribui então o sangue oxigenado para os vários tecidos e órgãos do corpo, fornecendo oxigênio às células e removendo o dióxido de carbono.