casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Distúrbios respiratórios
Como as funções do intestino delgado e dos pulmões são semelhantes?
O intestino delgado e os pulmões são dois órgãos vitais do corpo humano que desempenham funções notavelmente semelhantes, apesar de estarem localizados em partes diferentes do corpo e servirem a propósitos distintos. Tanto o intestino delgado quanto os pulmões estão envolvidos na troca de substâncias, na absorção e na eliminação de resíduos. Veja como suas funções são semelhantes:
1. Troca de Substâncias: -
Intestino delgado: A principal função do intestino delgado é absorver os nutrientes dos alimentos que ingerimos. O revestimento interno do intestino delgado é coberto por milhões de minúsculas projeções semelhantes a dedos, chamadas vilosidades, que aumentam a área de superfície para absorção de nutrientes. Essa absorção ocorre quando substâncias como carboidratos, proteínas, gorduras e vitaminas passam do lúmen intestinal para a corrente sanguínea.
-
Pulmões: Os pulmões são responsáveis pelas trocas gasosas, permitindo que o oxigênio do ar que respiramos entre na corrente sanguínea e o dióxido de carbono, um produto residual da respiração celular, seja expelido do corpo. Os alvéolos, pequenos sacos de ar nos pulmões, são os locais onde ocorrem as trocas gasosas. O oxigênio do ar inalado se difunde na corrente sanguínea e o dióxido de carbono se difunde da corrente sanguínea para os alvéolos para ser exalado.
2. Absorção: -
Intestino delgado: Como mencionado anteriormente, o intestino delgado é responsável pela absorção dos nutrientes dos alimentos. Absorve os produtos finais da digestão, que incluem açúcares simples, aminoácidos, ácidos graxos e vitaminas. Essas substâncias absorvidas são então transportadas por todo o corpo para vários processos metabólicos.
-
Pulmões: Os pulmões estão envolvidos na absorção de oxigênio na corrente sanguínea. O ar inalado contém oxigênio, que se difunde pelas paredes finas dos alvéolos até a corrente sanguínea, onde é transportado para as células de todo o corpo.
3. Eliminação de resíduos: -
Intestino delgado: O intestino delgado desempenha um papel na eliminação de resíduos através do processo de defecação. Os alimentos não digeridos e outros produtos residuais são formados nas fezes e transportados ao longo do intestino delgado e, eventualmente, eliminados do corpo através do intestino grosso.
-
Pulmões: Os pulmões contribuem para a eliminação do dióxido de carbono, um resíduo produzido pela respiração celular. Conforme mencionado anteriormente, o dióxido de carbono se difunde da corrente sanguínea para os alvéolos e é exalado durante a respiração.
4. Superfície para troca: -
Intestino delgado: O intestino delgado possui uma enorme área de superfície interna devido à presença de vilosidades e microvilosidades em seu revestimento interno. Esta extensa área de superfície ajuda a maximizar a absorção de nutrientes.
-
Pulmões: Os pulmões também possuem uma vasta área de superfície interna devido aos numerosos alvéolos presentes. Esta grande área de superfície facilita a troca gasosa eficiente entre o ar inalado e a corrente sanguínea.
Em essência, o intestino delgado e os pulmões servem como superfícies de troca, facilitando a absorção de substâncias essenciais (nutrientes e oxigênio) pelo corpo e, ao mesmo tempo, eliminando produtos residuais (material não digerido e dióxido de carbono). Seus respectivos papéis na absorção de nutrientes e nas trocas gasosas são cruciais para manter a saúde geral e sustentar os processos vitais do corpo humano.