casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Distúrbios respiratórios

O que é pneumonia na banheira?

Assistente

O que é pneumonia na banheira?
Pneumonia da banheira, também conhecida como doença dos legionários , é uma doença infecciosa causada por bactérias da família *Legionella*, que pode causar sintomas semelhantes aos da pneumonia. A doença dos legionários se espalha principalmente pelo ar, quando uma pessoa inala gotículas de água contaminadas que contêm a bactéria _Legionella_. A bactéria pode prosperar em água quente, ambientes estagnados, como sistemas de ar condicionado, banheiras de hidromassagem, piscinas mal conservadas, chuveiros e fontes de água, daí a sua associação com banheiras.

Sintomas :
Os sintomas da doença dos legionários incluem:
* Febre alta, geralmente acima de 39°C (102°F)
* Calafrios
* Tosse, que pode ser seca ou produzir muco
* Falta de ar
* Dores musculares
* Dor de cabeça
* Fadiga
* Sintomas gastrointestinais, como náuseas, vômitos e diarreia

Fatores de risco :
Certos indivíduos correm maior risco de desenvolver a doença dos legionários, incluindo:
- Pessoas com sistema imunológico enfraquecido
- Idosos
- Fumantes
- Indivíduos com doenças pulmonares crônicas, como DPOC
- Pessoas que foram submetidas a transplante de órgãos
- Aqueles que usam medicamentos imunossupressores

Diagnóstico
A doença dos legionários é diagnosticada através de testes laboratoriais de amostras, como escarro ou fluido pulmonar, para identificar a presença da bactéria Legionella. Exames de sangue ou de urina também podem ser realizados para detectar anticorpos contra Legionella.

Tratamento
O tratamento para a doença dos legionários geralmente envolve antibióticos, como azitromicina, claritromicina ou eritromicina. Os antibióticos são geralmente administrados por via intravenosa (IV) para infecções graves. Dependendo da gravidade da doença, a hospitalização pode ser necessária para monitoramento e tratamento rigorosos.

Prevenção :
A prevenção da doença dos legionários envolve a manutenção e saneamento adequados dos sistemas de água para reduzir o crescimento e a propagação da bactéria Legionella:
- Limpeza e desinfecção regulares de tanques de água, tubulações, sistemas de ar condicionado e outras fontes potenciais de crescimento de Legionella
- Manter a temperatura da água acima de 140°F (60°C) em sistemas de água quente
- Lavar água estagnada de torneiras e chuveiros pouco usados
- Usar filtros ou purificadores de água se a qualidade da água for uma preocupação

Ao tomar medidas preventivas e procurar atendimento médico imediato caso surjam sintomas, o risco de contrair a doença dos legionários pode ser minimizado.