casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Distúrbios respiratórios

Você pode usar uma via aérea nasofaríngea em um paciente com tubo endotraqueal?

Uma via aérea nasofaríngea (NPA) é um tubo de plástico flexível que é inserido pelo nariz e na parte posterior da garganta (nasofaringe). É usado para fornecer vias aéreas desobstruídas para a respiração em pacientes que não conseguem respirar por conta própria ou que apresentam obstrução parcial das vias aéreas. Um tubo endotraqueal (TET) é um tubo de plástico rígido que é inserido na traqueia (traqueia) através da boca ou nariz. É usado para fornecer vias aéreas mais seguras e controladas para pacientes que não conseguem respirar por conta própria ou que apresentam obstrução completa das vias aéreas.

Embora um NPA seja menor em tamanho e mais fácil de inserir do que um ETT, ele normalmente não é usado em pacientes que já possuem um ETT instalado. Isso ocorre porque o TET é uma via aérea mais segura e controlada e seria difícil inserir um NPA sem deslocar o TET. Além disso, a presença de um ETT tornaria difícil para o NPA fornecer uma via aérea eficaz.

Se um paciente tiver um TE colocado e suas vias aéreas ficarem obstruídas, a intervenção primária será aspirar o TE. Se isso não eliminar a obstrução, o ETT poderá precisar ser reposicionado ou substituído. Embora um NPA possa ser usado em situações de emergência para apoiar a ventilação se o TET ficar obstruído, geralmente não é recomendado para uso em pacientes com um TET instalado.