casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Distúrbios respiratórios

Qual é a coisa mais importante que você pode fazer para proteger seu sistema respiratório?

A coisa mais importante que você pode fazer para proteger seu sistema respiratório é evitar a inalação de substâncias nocivas.

Você pode reduzir o risco de inalar substâncias nocivas e proteger o sistema respiratório das seguintes maneiras:

* Evite fumar. Fumar é a coisa mais prejudicial que você pode causar ao sistema respiratório. Pode causar câncer de pulmão, DPOC e outros problemas respiratórios.
* Fique longe do fumo passivo. O fumo passivo contém os mesmos produtos químicos nocivos que o fumo passivo e pode causar os mesmos problemas respiratórios.
* Evite inalar poeira e vapores. Poeira e vapores de produtos químicos e outras fontes podem irritar o sistema respiratório e causar inflamação, causando problemas respiratórios como asma e alergias.
* Use uma máscara quando exposto a substâncias nocivas. Se você precisar trabalhar ou entrar em contato com substâncias nocivas, use uma máscara respiratória aprovada pelo NIOSH para proteger seu sistema respiratório dos riscos de inalação dessas substâncias.
* Mantenha uma boa qualidade do ar interno. Certifique-se de que o ar interno esteja limpo e livre de poluentes nocivos:
- Aumentar a ventilação abrindo janelas e portas ou utilizando ventiladores.
- Usar um purificador de ar para remover poeira, pólen e outras partículas do ar.
- Evitar o uso de produtos químicos nocivos, como pesticidas e produtos de limpeza, em ambientes fechados.
* Lave as mãos regularmente. Lavar as mãos com água e sabão reduz a exposição a germes, incluindo aqueles que podem causar infecções respiratórias.
* Evite contato com pessoas doentes. Sempre que possível, evite contato com indivíduos que apresentem sinais de doenças respiratórias, como tosse e espirros, pois podem transmitir doenças infecciosas.
* Seja vacinado. As vacinas estão disponíveis para proteger contra diversas doenças respiratórias, como gripe, pneumonia e COVID-19. A vacinação pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver essas infecções e as complicações respiratórias associadas.