casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Distúrbios respiratórios

Como você ajuda seu cachorro se ele tem água nos pulmões e não consegue ir ao veterinário?

Água nos pulmões (edema pulmonar) é uma doença grave que pode rapidamente tornar-se fatal se não for tratada. Se você suspeitar que seu filhote tem água nos pulmões, é importante procurar atendimento veterinário imediatamente.

Se você não puder ir ao veterinário imediatamente, há algumas coisas que você pode fazer para ajudar seu filhote:

1. Eleve a cabeça e o pescoço do seu cachorro. Isso ajudará a melhorar a drenagem dos fluidos dos pulmões e facilitará a respiração do seu filhote.


2. Administrar oxigênio. Se você tiver acesso a um tanque de oxigênio, forneça oxigênio ao seu filhote na configuração mais baixa possível. Isso ajudará a melhorar a oxigenação do sangue e reduzir o trabalho respiratório.


3. Use um diurético. Um diurético é um medicamento que ajuda a aumentar a produção de urina, o que pode ajudar a reduzir o acúmulo de líquidos nos pulmões. Se você tiver em mãos um diurético seguro para uso em cães, poderá administrá-lo ao seu filhote de acordo com as instruções da embalagem.


4. Restringir atividades. Mantenha seu cachorro o mais quieto e calmo possível. A atividade pode aumentar a frequência cardíaca e respiratória, o que pode dificultar a respiração do seu cachorro.


5. Mantenha o ambiente calmo e livre de estresse. O estresse pode piorar os problemas respiratórios. Certifique-se de que seu filhote tenha um local tranquilo e confortável para descansar e evite situações estressantes.


É importante observar que essas são apenas medidas temporárias para ajudar seu filhote até que você possa levá-lo ao veterinário. A água nos pulmões é uma doença grave que requer tratamento médico profissional. Se o seu cachorro apresentar algum sinal de água nos pulmões, é importante procurar atendimento veterinário imediatamente.

Alguns sinais de água nos pulmões incluem:

- Respiração rápida
- Dificuldade em respirar
- Tosse
- Chiado no peito
- Corrimento nasal
- Letargia
- Fraqueza
- Perda de apetite
- Gengivas pálidas ou azuis
- Frequência cardíaca rápida
- abdômen inchado
- Ganho de peso