casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Distúrbios respiratórios

O que é bronquite crônica?

A bronquite crônica é uma inflamação prolongada dos brônquios, que são as vias aéreas que transportam o ar de e para os pulmões. É um tipo de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), que é um grupo de doenças pulmonares que causam obstrução do fluxo de ar e problemas respiratórios.

A bronquite crônica é caracterizada por uma tosse persistente que produz muco (expectoração) e dura pelo menos três meses por ano, durante dois anos consecutivos. A tosse pode piorar pela manhã ou quando exposta ao ar frio ou a substâncias irritantes. Outros sintomas de bronquite crônica podem incluir:

- Falta de ar
- Chiado no peito
- Aperto no peito
- Fadiga
- Perda de peso
- Aumento da produção de muco
- Infecções torácicas frequentes

A bronquite crônica costuma ser causada pelo tabagismo, mas outros fatores de risco incluem exposição ao fumo passivo, poluição do ar, poeira e produtos químicos. Também é mais comum em pessoas com asma, alergias e outras doenças respiratórias.

O tratamento da bronquite crônica geralmente inclui mudanças no estilo de vida, como parar de fumar, evitar substâncias irritantes e praticar exercícios regularmente. Medicamentos também podem ser prescritos para ajudar a reduzir a inflamação, relaxar as vias aéreas e melhorar o fluxo de ar. Em casos graves, pode ser necessária oxigenoterapia ou cirurgia.