casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Distúrbios respiratórios

Como o oxigênio e o dióxido de carbono são trocados nos tecidos pulmonares?

Oxigênio e dióxido de carbono são trocados nos pulmões e tecidos através do processo respiratório. A respiração envolve duas etapas principais:

1. Ventilação Pulmonar:

- Inalação: Durante a inspiração, o diafragma e os músculos intercostais se contraem, fazendo com que a cavidade torácica se expanda e os pulmões se encham de ar. O ar rico em oxigênio entra nos pulmões pelo nariz ou pela boca, passa pela traqueia e depois chega aos brônquios e bronquíolos.
- Exalação: Durante a expiração, o diafragma e os músculos intercostais relaxam, fazendo com que a cavidade torácica recue e os pulmões esvaziem. O ar rico em dióxido de carbono é expelido dos pulmões através dos bronquíolos, brônquios, traqueia e sai pelo nariz ou boca.

2. Troca de gás:

- Nos Pulmões: O oxigênio do ar inalado se difunde através das paredes finas dos alvéolos (pequenos sacos de ar nos pulmões) para a corrente sanguínea, enquanto o dióxido de carbono se difunde da corrente sanguínea para os alvéolos. O sangue rico em oxigênio é então bombeado pelo coração para o resto do corpo.
- Nos tecidos: Nos tecidos, o oxigênio da corrente sanguínea se difunde para as células, enquanto o dióxido de carbono se difunde das células para a corrente sanguínea. O sangue rico em dióxido de carbono é então devolvido aos pulmões para ser exalado.

Esse processo contínuo de troca gasosa garante que as células do corpo recebam o oxigênio necessário para funcionar e que o dióxido de carbono, um produto residual da respiração celular, seja removido do corpo.