casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Distúrbios respiratórios
Como o oxigênio viaja dos pulmões de uma pessoa para os tecidos e órgãos?
O oxigênio viaja dos pulmões para a corrente sanguínea e, posteriormente, para tecidos e órgãos através do processo de troca gasosa e circulação sistêmica. As etapas podem ser resumidas da seguinte forma:
1.
Respiração (Inalação) :
- Quando você inspira, o ar é levado para os pulmões através do nariz ou da boca.
- Dentro dos pulmões, o oxigênio do ar inalado se difunde através das paredes finas dos alvéolos (pequenos sacos de ar nos pulmões) para os capilares circundantes.
2.
Circulação Pulmonar :
- Os capilares que transportam oxigênio se acumulam nas veias pulmonares.
- As veias pulmonares transportam sangue oxigenado de volta ao coração (especificamente, ao átrio esquerdo).
- Do átrio esquerdo, o sangue oxigenado segue para o ventrículo esquerdo.
3.
Débito Cardíaco :
- Durante a sístole (quando o coração se contrai), o ventrículo esquerdo bombeia o sangue oxigenado para a aorta, a principal artéria do corpo.
4.
Circulação Sistêmica :
- O sangue oxigenado sai do coração pela aorta e viaja pelas artérias, que se ramificam em arteríolas menores.
- Os vasos sanguíneos que transportam oxigênio se ramificam ainda mais, tornando-se vasos ainda menores, conhecidos como capilares, que permeiam tecidos e órgãos por todo o corpo.
5.
Troca Capilar :
- Nos capilares, o oxigênio se difunde para fora do sangue e para os tecidos corporais circundantes, onde é usado para a respiração celular das células.
- Ao mesmo tempo, o dióxido de carbono (um produto residual da respiração celular) difunde-se dos tecidos para os capilares.
6.
Retorno de sangue desoxigenado :
- O sangue desoxigenado (que transporta dióxido de carbono) é coletado nos capilares e depois nas vênulas, formando as veias.
- O sangue desoxigenado flui pelas veias maiores, eventualmente retornando ao coração (átrio direito).
- Do átrio direito, o sangue desoxigenado passa para o ventrículo direito, acionando novamente o ciclo da circulação pulmonar.
Este ciclo de troca gasosa nos pulmões, circulação através do coração e vasos sanguíneos e difusão a nível capilar garante um fornecimento contínuo de oxigênio aos tecidos e órgãos, ao mesmo tempo que remove o dióxido de carbono para exalação.