casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Distúrbios respiratórios
Quais são as responsabilidades dos conjuntos respiratórios?
Respiração Celular A respiração celular é o processo que libera energia da glicose (C6H12O6) na presença de oxigênio (O2). A energia é capturada na forma de ATP, que é usado para alimentar processos celulares. A respiração celular ocorre nas mitocôndrias das células e pode ser dividida em três estágios:glicólise, ciclo de Krebs e cadeia de transporte de elétrons.
O papel dos conjuntos respiratórios Os conjuntos respiratórios estão envolvidos na cadeia de transporte de elétrons, que é o estágio final da respiração celular. A cadeia de transporte de elétrons é uma série de complexos proteicos localizados na membrana mitocondrial interna. Esses complexos usam a energia do NADH e FADH2, duas moléculas que transportam elétrons, para bombear prótons (H+) através da membrana mitocondrial interna. Isso cria um gradiente de prótons, que impulsiona a síntese de ATP pelo complexo ATP sintase.
Os quatro conjuntos respiratórios são:
Complexo I (NADH-CoQ oxidoredutase) O Complexo I é o primeiro complexo na cadeia de transporte de elétrons e é responsável pela transferência de elétrons do NADH para a coenzima Q (CoQ). Este complexo contém FMN (mononucleotídeo de flavina) e vários aglomerados de ferro-enxofre como transportadores de elétrons.
Complexo II (succinato desidrogenase) O Complexo II também está envolvido na cadeia de transporte de elétrons e transfere elétrons do succinato para CoQ. Este complexo é composto por várias subunidades, incluindo a flavoproteína desidrogenase e vários aglomerados de ferro-enxofre.
Complexo III (complexo citocromo bc1) O complexo III é um complexo de múltiplas subunidades que contém citocromos b, c1 e c. Este complexo transfere elétrons de CoQ para o citocromo c.
Complexo IV (citocromo c oxidase) O complexo IV é o complexo final na cadeia de transporte de elétrons e transfere elétrons do citocromo c para o oxigênio (O2). Este complexo contém vários citocromos e átomos de cobre como transportadores de elétrons.