envelhecimento provoca alterações fisiológicas no coração. Algumas destas modificações incluem rigidez das válvulas do coração e espessamento do coração . Devido a essas mudanças , o coração não é capaz de bombear sangue oxigenado suficiente para o resto do corpo , eo paciente pode desenvolver hipoxemia , o que causa falta de ar.
Vasos sanguíneos
Como um indivíduo envelhece , os vasos sanguíneos se tornam mais estreitas devido à falta de elasticidade. As artérias que conduzem ao coração pode também tornar-se bloqueada pelo acúmulo de placa bacteriana. Essa condição inibe o fluxo sanguíneo para os órgãos , o que pode se manifestar como falta de ar.
Pulmões
Com o envelhecimento normal, as vias aéreas diminuir de tamanho , e dos pulmões tornam-se rígidas e menos elástico . Essas mudanças fazem com que os pulmões para manter menos ar , o que significa que menos oxigênio está disponível para o corpo, e falta de ar podem ocorrer.
Obesidade
Idosos que estão com sobrepeso ou obesos podem ter dificuldade em respirar e sentir falta de ar . A obesidade diminui a capacidade dos pulmões para expandir e aumenta a necessidade do corpo por oxigênio. Falta de ar ocorre porque os pulmões não pode satisfazer as necessidades de oxigênio do corpo devido à obesidade.
Infecções pulmonares
Como uma pessoa envelhece , os músculos necessários para respirar ficam mais fracos . Em adição a isto , os cílios nas vias respiratórias , que são responsáveis por varrer o muco e outros detritos a partir dos pulmões são menos funcionais em adultos mais velhos . Essas duas condições podem causar acúmulo de muco nos pulmões, e colocar o adulto idoso em risco de infecções pulmonares como pneumonia , que pode causar falta de ar, entre outros sintomas .