casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | erupções
Uma espinha pode se espalhar ao estourá-la?
Estalar ou espremer uma espinha pode piorar a situação e contribuir para sua propagação. Quando uma espinha é estourada, as bactérias e o pus em seu interior podem ser empurrados mais profundamente para dentro da pele, causando inflamação e potencialmente mais espinhas. Além disso, estourar espinhas pode causar cicatrizes e descoloração, o que pode ser mais difícil de tratar do que a própria espinha original.
É importante resistir à vontade de estourar espinhas e, em vez disso, optar por práticas suaves de cuidados com a pele que podem ajudar a clarear a pele sem causar mais irritação ou espalhar a infecção. Estes incluem:
-
Manter a pele limpa e seca :Lave regularmente o rosto com um limpador suave e água morna para remover a sujeira e o excesso de oleosidade. Evite lavar demais, pois pode irritar a pele. Seque o rosto com uma toalha limpa em vez de esfregá-lo.
-
Aplicar um tratamento de venda livre para acne :Procure produtos que contenham ingredientes como peróxido de benzoíla, ácido salicílico ou retinóides, que podem ajudar a reduzir a inflamação e matar bactérias. Siga cuidadosamente as instruções no rótulo do produto.
-
Resistir à vontade de cutucar ou espremer espinhas :Isso pode introduzir mais bactérias na pele e piorar a situação.
-
Usando uma compressa quente :Aplicar uma compressa quente em uma espinha pode ajudar a trazê-la à cabeça, facilitando a extração, se necessário. No entanto, é importante ser gentil e evitar apertar ou estourar a espinha.
-
Procurar ajuda profissional :Se a sua acne for grave ou não melhorar com medidas de autocuidado, é melhor consultar um dermatologista para avaliação e tratamento adequados.
Seguindo essas dicas, você pode ajudar a prevenir a propagação de espinhas e promover uma pele mais clara.