casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | erupções
Como é a erupção cutânea da sífilis?
O estágio primário da sífilis geralmente começa cerca de 10 a 90 dias após uma pessoa infectada ter contato com alguém que já está infectado. O primeiro sintoma da sífilis costuma ser uma ferida pequena, redonda e indolor, conhecida como cancro (pronuncia-se SHANG-ker). O cancro geralmente se desenvolve no pênis, na vagina, no ânus ou no reto, mas pode ocorrer em qualquer parte do corpo. O cancro geralmente dura de 2 a 4 semanas e pode desaparecer sem tratamento.
Em alguns casos, as pessoas podem desenvolver erupção cutânea durante o estágio secundário da sífilis. Essa erupção pode aparecer em qualquer parte do corpo e pode ser acompanhada por outros sintomas, como febre, dor de cabeça, dor de garganta e gânglios linfáticos inchados. A erupção cutânea da sífilis secundária é geralmente vermelha ou marrom e pode causar coceira. Pode durar várias semanas ou meses.
Se a sífilis não for tratada, pode evoluir para a fase latente, durante a qual a pessoa pode não apresentar sintomas. No entanto, a infecção ainda pode ser transmitida a outras pessoas. Em alguns casos, a sífilis pode progredir para o estágio terciário, o que pode causar sérios problemas de saúde, como danos ao coração, cérebro, olhos e ossos.