casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | erupções

O que causa uma erupção cutânea vermelha e com coceira?

Várias condições podem causar erupção na pele com queimação, coceira e vermelhidão no corpo. Algumas causas comuns incluem:

1. Reações alérgicas: Uma reação alérgica a certas substâncias, como alimentos (por exemplo, amendoim, marisco), medicamentos (por exemplo, penicilina), picadas/picadas de insetos, látex ou outros alérgenos, pode se manifestar como uma erupção cutânea vermelha com coceira e queimação.

2. Dermatite de contato: Este tipo de inflamação da pele ocorre quando a pele entra em contato direto com um irritante (por exemplo, certos produtos químicos, plantas como a hera venenosa ou metais como o níquel) ou um alérgeno.

3. Eczema (dermatite atópica): Doença inflamatória crônica da pele caracterizada por erupções cutâneas secas, com coceira, vermelhas e escamosas.

4. Psoríase: Doença autoimune comum que afeta a pele, causando manchas vermelhas, escamosas e coceira.

5. Urticária (urticária): Vergões vermelhos e com coceira na pele que aparecem repentinamente e podem ir e vir rapidamente (urticária aguda) ou persistir por semanas (urticária crônica).

6. Erupção cutânea (miliária): Pequenos inchaços vermelhos e com coceira que se desenvolvem na pele quando os dutos de suor ficam bloqueados, geralmente em climas quentes e úmidos.

7. Varicela (varicela): Infecção viral altamente contagiosa caracterizada por erupção cutânea vermelha e com coceira, com pequenas bolhas cheias de líquido.

8. Sarampo: Outra infecção viral que causa erupção na pele com coceira e vermelhidão, além de febre, tosse e outros sintomas.

9. Rubéola (sarampo alemão): Infecção viral leve que causa erupção na pele com coceira e vermelhidão, geralmente acompanhada de febre e inchaço dos gânglios linfáticos.

10. Escarlatina: Infecção bacteriana que se desenvolve como uma complicação de infecção de garganta, caracterizada por erupção na pele com coceira e vermelhidão e língua escarlate semelhante a um morango.

11. Reações medicamentosas: Certos medicamentos, como antibióticos (por exemplo, penicilina), sulfonamidas ou antiinflamatórios (AINEs), podem causar erupções cutâneas induzidas por medicamentos que podem causar queimação e coceira.

12. Picadas/picadas de insetos: Picadas ou picadas de insetos como mosquitos, pulgas, carrapatos ou abelhas podem resultar em queimação localizada, coceira e inchaços ou vergões vermelhos.

13. Queimadura solar: A superexposição à radiação ultravioleta (UV) do sol ou de fontes artificiais pode causar queimaduras solares, causando vermelhidão, coceira e dor na pele.

14. Infecções fúngicas: Erupções cutâneas causadas por infecções fúngicas, como micose (tinea) ou pé de atleta, podem ser vermelhas, coceira e escamosas.

15. Câncer de pele: Em casos raros, uma erupção cutânea vermelha e com coceira pode ser um sinal de câncer de pele, como carcinoma basocelular ou carcinoma espinocelular.

Se você sentir erupção na pele com ardor e coceira, é essencial consultar um profissional de saúde para um diagnóstico preciso e tratamento adequado.