casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | erupções
Quais são os sintomas da sífilis?
Os sintomas da sífilis variam dependendo do estágio da infecção.
Sífilis primária O primeiro sintoma da sífilis é geralmente uma pequena ferida indolor (cancro) no local onde a bactéria entrou no corpo. Essa ferida normalmente se desenvolve dentro de 10 a 90 dias após a exposição à bactéria. O cancro cicatriza sozinho em poucas semanas, mas é altamente contagioso enquanto está presente.
Sífilis secundária O segundo estágio da sífilis começa algumas semanas após a cura do cancro. Esta fase é caracterizada por uma erupção cutânea que pode aparecer em qualquer parte do corpo. A erupção é geralmente vermelha ou marrom e costuma ser acompanhada por sintomas semelhantes aos da gripe, como febre, dor de cabeça, fadiga e dores musculares. Outros sintomas da sífilis secundária incluem:
*Gânglios linfáticos inchados
* Verrugas
* Condiloma lata (lesões planas, branco-acinzentadas nos órgãos genitais ou no reto)
* Perda de cabelo
*Problemas de visão
*Problemas auditivos
Sífilis latente A sífilis latente é o terceiro estágio da sífilis. Esta fase pode durar muitos anos e pode não causar sintomas. No entanto, a sífilis latente ainda pode ser transmitida a outras pessoas.
Sífilis terciária O quarto estágio da sífilis é conhecido como sífilis terciária. Esta fase pode desenvolver-se anos ou mesmo décadas após a infecção inicial. A sífilis terciária pode causar uma ampla gama de sintomas, incluindo:
* Lesões cutâneas
* Dor óssea
* Dor nas articulações
*Problemas cardíacos
*Problemas neurológicos
* Cegueira
* Paralisia
Sífilis congênita A sífilis também pode ser transmitida da mulher grávida para o bebê. A sífilis congênita pode causar vários problemas de saúde no bebê, incluindo:
* Nascimento prematuro
* Baixo peso ao nascer
* Cegueira
* Surdez
* Retardo mental
* Convulsões
* Natimorto