casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | erupções
Como você se livra dessas pequenas feridas brancas na língua?
Existem várias causas potenciais para feridas brancas na língua e o tratamento depende da causa subjacente. Aqui estão algumas causas comuns e possíveis tratamentos:
Aftas: São úlceras pequenas, redondas e superficiais que podem aparecer na língua, nos lábios e no interior da boca. Freqüentemente, são causados por ferimentos leves, estresse, alterações hormonais ou certos alimentos. O tratamento para aftas geralmente envolve analgésicos de venda livre e evita os gatilhos.
Candidíase oral: Esta é uma infecção fúngica que pode causar manchas brancas ou amarelas na língua, bem como em outras áreas da boca e garganta. O tratamento geralmente envolve medicamentos antifúngicos, na forma de comprimidos, pastilhas ou enxaguatórios bucais.
Idioma geográfico: Esta é uma condição inofensiva caracterizada por manchas irregulares vermelhas e brancas na língua. A causa é desconhecida, mas acredita-se que esteja relacionada a uma doença autoimune. A língua geográfica normalmente não requer tratamento, pois muitas vezes desaparece por conta própria.
Leucoplasia: Esta é uma mancha ou placa branca que se desenvolve na língua e pode ser um sinal de alterações pré-cancerosas. Muitas vezes é causada pelo fumo ou pelo uso de tabaco, mas também pode estar relacionada a certas condições médicas. O tratamento geralmente envolve parar de fumar ou de fumar e monitoramento regular por um profissional de saúde.
Se você tiver feridas brancas na língua, é importante consultar um médico ou dentista para determinar a causa e receber o tratamento adequado. Eles poderão examinar sua língua e recomendar o melhor curso de ação com base em sua situação específica. O autotratamento sem um diagnóstico adequado pode levar a complicações ou atrasar o processo de cicatrização.