casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | erupções
O toxóide tetânico e o soro antitetânico são administrados ao mesmo tempo, porém não são administrados no local.
O toxóide tetânico e o soro antitetânico são administrados ao mesmo tempo nos casos de profilaxia do tétano, mas não são administrados no mesmo local. Isso ocorre porque o toxóide e o anti-soro atuam de maneiras diferentes e administrá-los no mesmo local pode interferir na sua eficácia.
Toxóide tetânico é uma vacina que estimula o corpo a produzir anticorpos contra a toxina do tétano. Esses anticorpos podem neutralizar a toxina e impedir que ela cause tétano. O toxóide tetânico é normalmente administrado como uma série de injeções ao longo de várias semanas.
Soro antitetânico é uma preparação que contém anticorpos contra a toxina do tétano. Esses anticorpos podem neutralizar a toxina e impedir que ela cause tétano. O soro antitetânico é normalmente administrado em uma única injeção.
Se o toxóide tetânico e o soro antitetânico forem administrados no mesmo local, os anticorpos do anti-soro podem ligar-se ao toxóide e impedir que ele seja reconhecido pelo sistema imunológico. Isto pode reduzir a eficácia do toxóide e aumentar o risco de tétano.
Por esta razão, o toxóide tetânico e o soro antitetânico são sempre administrados em locais diferentes. O toxóide é normalmente administrado no músculo deltóide da parte superior do braço, e o soro antitetânico é normalmente administrado no músculo glúteo máximo da nádega.