Em um estudo de 2010 na Escola da Universidade St. Marianna de Medicina no Japão descobriram que a injeção de ratas com androstenediona teve um efeito drástico sobre os ovários de animais. Células de ovário de ratinho crescidas na presença de androstenediona foram observados a sofrer morte celular programada , denominado apoptose . Este tem o potencial de afetar profundamente a fertilidade feminina mouse.
Ovário policístico
doença do ovário policístico é uma condição na qual há muitos pequenos cistos nos ovários , muitas vezes causar infertilidade . O estudo, " Reprodução Humana ", de Almahbobi et al. implicado androstenediona como uma causa potencial da doença do ovário policístico em camundongos. Juntamente com outros hormônios androstenediona foi mostrado para promover a formação de cistos ovarianos em ratos fêmeas.
Preocupações humanas
sintomas de consumo de androstenediona visto em humanos confirma a dados do mouse . As pessoas que abusaram androstenediona relataram acne, alterações hepáticas , masculinização , infertilidade, alterações de humor e alterações testiculares . Isso sugere que o excesso de testosterona pode ser prejudicial para os seres humanos , bem como ratos.