casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doenças Raras

Como a doença do herpes é adquirida?

A zona, também conhecida como herpes zoster, resulta da reativação do vírus varicela-zoster (VZV), que é o mesmo vírus que causa a varicela. Depois que um indivíduo se recupera da varicela, o vírus permanece inativo nas células nervosas próximas à medula espinhal e ao cérebro. Em alguns indivíduos, geralmente anos depois, o vírus pode ser reativado e viajar ao longo das fibras nervosas até a pele, causando herpes zoster.

O risco de desenvolver herpes zoster aumenta com a idade e geralmente afeta indivíduos com mais de 50 anos. No entanto, pode ocorrer em qualquer pessoa que tenha tido varicela, independentemente da idade. Certos fatores, como sistema imunológico enfraquecido, estresse, certas condições médicas e certos medicamentos, podem aumentar a probabilidade de reativação do herpes zoster.

A zona não é contagiosa nos estágios iniciais, quando as bolhas estão cobertas. No entanto, antes do aparecimento das bolhas, pode haver um breve período em que o vírus pode ser transmitido através do contato direto com uma ferida aberta ou secreção do indivíduo afetado para uma pessoa que nunca teve varicela ou a vacina contra ela. O contato com alguém com herpes zoster não representa risco para aqueles que são imunes ao VZV, seja por catapora prévia ou vacinação.