casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doenças Raras

Quais são as diferenças entre três doenças diverticulares?

A doença diverticular é uma condição que afeta o cólon ou intestino grosso. Ocorre quando pequenas bolsas, chamadas divertículos, se formam na parede do cólon. A doença diverticular pode ser classificada em três tipos principais:

1. Diverticulose:É o tipo mais comum de doença diverticular e é caracterizada pela presença de divertículos no cólon. A diverticulose geralmente é assintomática, o que significa que não causa sintomas. No entanto, em alguns casos, pode causar dor abdominal leve, distensão abdominal e prisão de ventre.

2. Sangramento diverticular:ocorre quando os divertículos sangram, fazendo com que apareça sangue nas fezes. O sangramento diverticular geralmente é indolor e autolimitado, o que significa que para por conta própria. No entanto, em alguns casos, pode ser grave e exigir tratamento médico.

3. Diverticulite:Este é o tipo mais grave de doença diverticular e ocorre quando os divertículos ficam inflamados ou infectados. A diverticulite pode causar uma série de sintomas, incluindo dor abdominal intensa, febre, náusea, vômito e prisão de ventre ou diarréia. Em alguns casos, a diverticulite pode levar a complicações como perfuração (um buraco no cólon), formação de abscesso ou obstrução intestinal.

As principais diferenças entre as três doenças diverticulares são os sintomas que causam e a gravidade da doença. A diverticulose geralmente é assintomática, o sangramento diverticular causa sangramento retal indolor e a diverticulite causa uma série de sintomas, incluindo dor abdominal, febre e náusea. A diverticulite é o tipo mais grave de doença diverticular e pode levar a complicações como perfuração, formação de abscesso ou obstrução intestinal.