a forma mais comum da doença em os EUA , amiloidose primária , é causada pelo funcionamento anormal de sua medula óssea, que produz em excesso amilóides . Amiloidose secundária é causada por outra condição médica como a artrite reumatóide ou osteomielite, enquanto amiloidose familiar ocorre devido a um defeito de nascença , que faz com que as proteínas a ser formado de forma inadequada.
Sintomas
os sintomas da amiloidose variam dependendo do que órgãos a doença afeta , mas podem incluir inchaço dos tornozelos e pernas , fraqueza, perda de peso, falta de ar, dormência ou formigamento nas mãos ou pés , diarreia, obstipação , sensação de plenitude depois de comer uma só pequena quantidade de alimento , fadiga intensa, inchaço da língua , espessamento da pele , fácil nódoas negras, manchas roxas ao redor dos olhos , batimentos cardíacos irregulares e dificuldade para engolir .
Diagnóstico
em alguns casos , os médicos descobrem os primeiros sinais de amiloidose através de exame de urina , que revela proteína na urina . Para diagnosticar plenamente a condição , o seu médico deverá realizar biópsias cirúrgicas de seu estômago gordura , medula óssea, gengiva, glândulas salivares , pele ou do reto , de acordo com a Clínica Mayo.
Tratamento
o tratamento mais comum para a amiloidose primária é a quimioterapia , enquanto o tratamento para formas secundárias da doença se concentra em tratar a condição que levou à doença , informa a Fundação amiloidose . Amiloidose hereditária é muitas vezes tratada com transplantes de fígado , informa a Clínica Mayo.
Riscos
não tratada , a amiloidose tem o potencial de causar danos ao seu coração, rins e sistema nervoso , diz a Clínica Mayo.