Há três tipos de amiloidose. Primária , que pode afetar o coração , fígado, nervos , intestinos, vasos sanguíneos de um paciente e em outras áreas , é o mais comum. Infelizmente , os médicos não sabem o que causa a doença.
Amiloidose secundária ocorre em associação com doenças infecciosas ou inflamatórias crônicas , de acordo com a Clínica Mayo. Pacientes que sofrem de tuberculose ou a artrite reumatóide podem desenvolver esta condição. Essa forma de amiloidose geralmente tem como alvo o fígado, baço , rins ou gânglios linfáticos.
Amiloidose hereditária , a terceira forma da doença , é herdada , e muitas vezes afeta o coração , o fígado e os rins.
Os sintomas variam . A Clínica Mayo lista desses sinais de alerta como extrema fadiga, inchaço dos tornozelos e pernas , perda de peso dramática , diarréia, batimentos cardíacos irregulares e falta de ar .
Porque os alvos da doença tantos órgãos , as complicações da amiloidose são muitos. Por exemplo, se a doença atinge o coração , os pacientes podem ter dificuldades para fazê-lo até um lance de escadas sem a necessidade de uma pausa. Isso porque a amiloidose reduz a quantidade de sangue que o coração leva entre bombas .
Se a doença em vez alvo os rins , o resultado pode vir a ser insuficiência renal. Amiloidose também pode levar o paciente a desmaiar ou sofrer tonturas severas se eles levantar-se muito rapidamente.
Prevenção Amilóide Produção
profissionais médicos não têm muitas dicas para ajudar as pessoas a evitar amiloidose. Os médicos , embora , geralmente recomendado tanto medicamento e tratamentos do estilo de vida para retardar ou impedir muitos dos sintomas .
Em alguns casos , o melfalano droga , um agente de quimioterapia , tem impedido ou limitado a uma futura produção de proteína amilóide em doentes . A dexametasona droga , um corticosteróide , também tem mostrado alguns resultados.
Transplante de células tronco de sangue periférico é uma forma mais arriscada para limitar a produção de amilóide. Sob este tratamento , os pacientes recebem uma transfusão de alta dose de células sanguíneas imaturas coletadas anteriormente , de acordo com a Clínica Mayo. Estas células do sangue são utilizados como substitutos de medula óssea doente ou danificado . Este procedimento vem com riscos graves, incluindo a possibilidade de morte .
Finalmente , os médicos também recomendam algumas mudanças de estilo de vida para ajudar a prevenir ou controlar alguns dos sintomas da amiloidose. Os pacientes não devem overexert si. E se se sentir cansado ou com falta de ar , devem tomar imediatamente um descanso . Os pacientes também devem comer refeições saudáveis, equilibradas . Uma boa nutrição irá fornecer energia tão necessária .
Os Fatores de Risco
Os médicos ainda não sabem muito sobre o que causa a amiloidose . Infelizmente, os fatores de risco que eles conhecem são aquelas que as pessoas não podem fazer nada a respeito .
Por exemplo , as chances de uma pessoa de sofrer desta doença aumento após os 40 anos . As pessoas também são mais propensos a obter amiloidose se eles sofrem de doença infecciosa ou inflamatória crônica . Finalmente , os pacientes que precisam receber diálise renal também estão em maior risco de contrair a doença.